ZPE Ceará fecha 2024 com marca de 10,5 milhões de toneladas de cargas movimentadas
Estratégica para o desenvolvimento econômico do Estado, a ZPE Ceará encerrou mais um ano com números positivos. Parte do Complexo do Pecém, a free trade zone cearense atingiu, em 2024, a marca de 10.554.775 de toneladas a passar pela poligonal da empresa dos meses de janeiro a dezembro. 

Os dados apontam para um acréscimo próximo de 5% na movimentação anual de cargas em comparação com 2023, com essas 10,5 milhões de toneladas representando quase 54% de tudo o que foi movimentado no decorrer do ano pelo Porto do Pecém. 

O presidente da ZPE Ceará, Fábio Feijó, celebra o balanço positivo. “O ano de 2024 foi extraordinário para a ZPE Ceará, repleto de grandes conquistas, como a ampliação das nossas movimentações em consonância com o fantástico crescimento do PIB cearense. Trouxemos também novas competências para a ZPE com a movimentação de cargas inéditas, como a de briquete de minério de ferro em nosso hub de siderurgia”, cita.

Destaques

Já num recorte feito apenas entre as cargas de maior destaque no ano, minério de ferro, carvão e placas de aço, houve um acréscimo de 17,5% na movimentação anual ante o acumulado do ano de 2023. 

Somados esses itens isoladamente, foram cerca de 10,3 milhões de toneladas movimentadas na ZPE dos meses de janeiro a dezembro do ano que passou, enquanto em 2023 haviam sido registradas 8,7 milhões de toneladas.  

Os três produtos deram grandes saltos em seus respectivos desempenhos. O minério de ferro movimentou 4,7 milhões de toneladas, ou seja, mais de 19% em relação ao resultado de 2023. O carvão, por sua vez, com cerca de 2,6 milhões de toneladas, teve participação ainda mais impressionante em termos percentuais: foram 24,7% a mais em relação a 2023. Destaque ainda para as placas de aço: 2,9 milhões de toneladas, representando uma alta de 9,6%.

Mais conquistas

Fábio Feijó acrescenta outra vitória marcante obtida sob a gestão do governador Elmano de Freitas no ano que passou. “Ele, pessoalmente, liderou o corpo técnico da ZPE para aprovarmos em Brasília o primeiro projeto de produção de hidrogênio verde em ZPE. Com isso, consolidamos o Ceará como protagonista mundial na transição energética e na geração de emprego e de renda de forma sustentável”, comenta.

Outro triunfo marcante, para Fábio Feijó, foi alcançado com o reconhecimento do prêmio fDi’s Global Free Zones of the Year, que aponta as zonas francas de maior destaque para investidores no mundo e é ligado ao periódico britânico Financial Times. “Pela primeira vez na história da premiação, fomos ranqueados no top 10 das melhores do mundo. Atualmente somos a oitava melhor ZPE do mundo em operação”, exalta, referindo-se às láureas que a free trade zone cearense obteve – foi considerada a mais inovadora das Américas e obteve menção honrosa em sustentabilidade. 

“Estas conquistas nos enchem de orgulho e nos animam para os compromissos e para as responsabilidades neste ano. Em 2025, a nossa meta é continuar crescendo de forma estruturada no hub de siderurgia, consolidar o novo hub de hidrogênio verde e, com a ajuda do governador, inovar cada vez mais. Principalmente na atração de novos segmentos industriais e na viabilização de uma frente de exportação de serviços em ZPE”, projeta.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 set, 2025

Agência realizará audiência pública para tratar do arrendamento do terminal RDJ06A

Read more
Agência Porto
| 10 set, 2025

Porto sem Papel já evitou o corte de 30 mil árvores e a emissão de 72 mil toneladas de CO₂

Read more
Agência Porto
| 09 set, 2025

Comissão do Senado aprova projeto que retira restrição de ferrovias

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.