Em reunião de diretoria, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou a revisão das contribuições recebidas durante a Audiência Pública 2/2024.
O objetivo da participação social foi a alteração da Resolução Normativa 7/2016, que regulamenta a exploração de áreas e instalações portuárias que estão localizadas dentro da poligonal dos portos públicos.
Entre as atualizações destacam-se o novo prazo para contratos de transição, que passaram de seis meses para um ano; a necessidade de autorização prévia da ANTAQ para a celebração de contratos de passagem; e a definição do contrato de uso do espelho d'água.
O tema, que foi incluído na Agenda Regulatória 2022/2024, é de extrema importância para o setor, pois além de atualizar as formas de exploração já estabelecidas, também apresenta novos conceitos, modificações que vão ao encontro do dinamismo do setor portuário.
A Agência realizou audiência pública sobre o tema entre fevereiro e abril do ano passado. Nesse período, foram recebidas 241 contribuições, das quais 51 foram acatadas e 19 acatadas parcialmente.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 13 jul, 2025
Portos do Paraná investe R$ 27 milhões em alta tecnologia para atendimento a emergências
Leia mais
| 13 jul, 2025
Porto do Rio Grande lidera crescimento percentual entre portos públicos do país em maio, aponta ANTAQ
Leia mais
| 13 jul, 2025
CGU avalia Regime Tributário para Incentivos nos Ministérios de Portos e Aeroportos e Transportes
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.