Em reunião de diretoria, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou a revisão das contribuições recebidas durante a Audiência Pública 2/2024.
O objetivo da participação social foi a alteração da Resolução Normativa 7/2016, que regulamenta a exploração de áreas e instalações portuárias que estão localizadas dentro da poligonal dos portos públicos.
Entre as atualizações destacam-se o novo prazo para contratos de transição, que passaram de seis meses para um ano; a necessidade de autorização prévia da ANTAQ para a celebração de contratos de passagem; e a definição do contrato de uso do espelho d'água.
O tema, que foi incluído na Agenda Regulatória 2022/2024, é de extrema importância para o setor, pois além de atualizar as formas de exploração já estabelecidas, também apresenta novos conceitos, modificações que vão ao encontro do dinamismo do setor portuário.
A Agência realizou audiência pública sobre o tema entre fevereiro e abril do ano passado. Nesse período, foram recebidas 241 contribuições, das quais 51 foram acatadas e 19 acatadas parcialmente.
Share
Read Also Other News
| 08 abr, 2026
Porto de Santos prioriza navio de combustível para enfrentar efeitos da guerra
Read more
| 08 abr, 2026
Portos do Paraná investe R$ 8,6 milhões em vias de acesso ao Porto de Paranaguá
Read more
| 08 abr, 2026
Transporte entre portos brasileiros movimentou 1,85 milhão de toneladas na região Norte em janeiro
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.