A ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) multou em R$ 157,5 mil a Transpetro, empresa da Petrobras, e recomendou ao governo federal que analise a rescisão do contrato da estatal para administração de um terminal portuário em Paranaguá (PR).
O processo foi aprovado na última reunião de diretoria, na sexta-feira (9). O relator Francisval Mendes afirmou que a companhia é “descumpridora contumaz do contrato de concessão” do terminal de granéis líquidos do porto paranaense.
Em 2015, a agência reguladora multou a estatal por ela não ter realizado obras que estavam previstas no contrato, como novos píeres e aumento do calado desse terminal. Elas estavam atrasadas em 12 anos em relação à previsão contratual. A ANTAQ tentou fazer um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a estatal. Segundo o relator, a Transpetro ignorou o TAC e, por isso, a multa foi confirmada.
Além de multar a empresa, a agência encaminhou o processo ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, para que determine o reequilíbrio do contrato por causa do descumprimento e também analise uma possível rescisão do contrato.
Em outro processo, a Petrobras conseguiu ter liberada uma operação no TUP do Pontal do Paraná, da Techint, que ainda não está com sua situação regularizada. O terminal poderá fazer a operação para a Petrobras por 180 dias emergencialmente.
Fonte: Agência iNFRA, 15/03/2018.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 02 jul, 2025
Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050
Leia mais
| 02 jul, 2025
Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura
Leia mais
| 02 jul, 2025
Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.