A ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) multou em R$ 157,5 mil a Transpetro, empresa da Petrobras, e recomendou ao governo federal que analise a rescisão do contrato da estatal para administração de um terminal portuário em Paranaguá (PR).
O processo foi aprovado na última reunião de diretoria, na sexta-feira (9). O relator Francisval Mendes afirmou que a companhia é “descumpridora contumaz do contrato de concessão” do terminal de granéis líquidos do porto paranaense.
Em 2015, a agência reguladora multou a estatal por ela não ter realizado obras que estavam previstas no contrato, como novos píeres e aumento do calado desse terminal. Elas estavam atrasadas em 12 anos em relação à previsão contratual. A ANTAQ tentou fazer um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a estatal. Segundo o relator, a Transpetro ignorou o TAC e, por isso, a multa foi confirmada.
Além de multar a empresa, a agência encaminhou o processo ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, para que determine o reequilíbrio do contrato por causa do descumprimento e também analise uma possível rescisão do contrato.
Em outro processo, a Petrobras conseguiu ter liberada uma operação no TUP do Pontal do Paraná, da Techint, que ainda não está com sua situação regularizada. O terminal poderá fazer a operação para a Petrobras por 180 dias emergencialmente.
Fonte: Agência iNFRA, 15/03/2018.
Share
Read Also Other News
| 29 ago, 2025
Panorama Transportes: primeiro semestre do ano registra alta na movimentação de cargas em todos os modos de transportes
Read more
| 29 ago, 2025
Comissão debate renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica
Read more
| 29 ago, 2025
Ministro Silvio Costa Filho autoriza início da dragagem do canal interno de Suape
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.