Cobrança de IPTU vai impactar toda a infraestrutura
O setor de infraestrutura no Brasil ficará mais caro a partir de agora, com a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pelos municípios. Decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no último dia 12, de repercussão geral, alcançou todos os segmentos, não só o setor portuário, mas também o de ferrovias, saneamento, aeroportos e rodovias.

“A decisão impõe um custo altíssimo aos terminais e já se tem diversos entendimentos de que os concessionários terão direito de pedir reequilíbrio dos contratos. Será mais uma transferência de recursos da União para os municípios. Significa que a atividade econômica do país vai encarecer”, alerta o diretor presidente da ABTP, José Di Bella e adianta que a Associação estuda, em conjunto com outras entidades do setor, solicitar reequilíbrio dos contratos de arrendamento e concessões afetados pela decisão do STF. “Nenhum desses segmentos e nem o setor portuário foram ouvidos sobre o assunto”, afirma.

ABTP também pondera que a decisão não fez distinção entre a atividade que é serviço público e a que é de interesse público, como a atividade portuária. Segundo Di Bella, a atividade portuária, de forma distinta, é uma atividade de interesse público, sendo assim, a população será diretamente impactada, visto que consome os produtos transportados pelos portos.

Como exemplo do impacto no terminal portuário, Di Bella cita o caso de Santos, onde os terminais portuários já estão sendo cobrados para o acerto de contas com a prefeitura. Alguns terminais terão que pagar o valor de IPTU retroativo há 20 anos.

Para a ABTP, numa avaliação rápida, há um enorme contrassenso na decisão, porque no caso de Santos, por exemplo, 85% da atividade econômica da cidade gira em torno do setor portuário. “A prefeitura está afastando o setor portuário de Santos, porque está aumentado o custo. O ativo da União, que é o porto, vai ficar sucateado. O setor terá que repassar o aumento de custos o que vai tornar as exportações mais caras, retirando competitividade dos produtos nacionais”, afirma.
 Fonte: ABTP, 25/4/2018.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Leia mais
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.