Consolidação convencional “nada” sóbria
O setor de reefer convencional passou por anos difíceis, mas parece ter chegado a águas mais calmas em 2016, por enquanto. Do outro lado, porém, é o transporte de containers que tem enfrentado uma forte recessão. Pelo menos é o que aponta uma análise realizada pela Dynamar.  A análise entitulada “Análise Reefer da Dynamar” aplica as mais recentes estatísticas de comércio de produtos frigoríficados, trazendo estatísticas atualizadas da frota de porta containers, commodities reefer, navios, containers e estatíticas da frota dos armadores.

Trazendo uma profunda visão sobre o atual estado do mercado mundial de perecíveis, o levantamento aponta que o setor tem enfrentado queda de taxas, puxada pelo excesso de capacidade, gerando “prejuízos” e contas vermelhas para os armadores.

O resultado, temido por muitos foi visto recentemente pela consolidação cada vez maior do transporte de containers, que vem decolando de uma maneira grandiosa: a Coscon / China Shipping, a CMA CGM / APL, a Hapag-Lloyd / UASC, a linha "K" / MOL / NYK e a Maersk Line / Hamburgo Süd. Como se não bastasse, mais aquisições e fusões estão sendo estudadas para acontecer, como a possível compra pela CMA CGM – tida como principal comprador – do armador oriental OOCL (Orient Overseas Container Line).

Até agora, a Hanjin Shipping tem sido o único triste destoante nesse cenário. A combinação Maersk Line e Hamburgo Süd, apontou a Dynamar, é o evento de maior importância para o transporte marítimo de cargas, somando nada mais, nada menos do que 680.000 TEU refrigerados e 3,8 milhões de plugues a bordo.

A análise aponta ainda, que em comparação com os containers, a consolidação convencional foi sóbria citando a Eimskip/Nor Lines, GF Group/ Glenata Food e Samskip/ Silvergreen como os mais visíveis.

Ainda de acordo com o relatório, os negócios desenvolvidos em 2016 pelo setor reefer movimentaram mais que 106 milhões de toneladas de carga, dos quais 26 milhões se referem a toneladas convencionais e 80 milhões de toneladas em containers.

Fonte: Guia Marítimo, 22/1/2017.

Leia Também Outras Notícias

Agência Porto
| 21 mai, 2025

ANTT convida sociedade para debater índice que mede saturação das ferrovias brasileiras

Leia mais
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Mesmo na entressafra, Brasil não consegue embarcar 737,7 mil sacas de café em abril

Leia mais
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Prefeito Bala Rocha participa de audiência no Ministério dos Portos para tratar de investimentos estratégicos no Porto de Santana

Leia mais

Como podemos ajudar?

Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.

Solicite um orçamento

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.