Consolidação convencional “nada” sóbria
O setor de reefer convencional passou por anos difíceis, mas parece ter chegado a águas mais calmas em 2016, por enquanto. Do outro lado, porém, é o transporte de containers que tem enfrentado uma forte recessão. Pelo menos é o que aponta uma análise realizada pela Dynamar.  A análise entitulada “Análise Reefer da Dynamar” aplica as mais recentes estatísticas de comércio de produtos frigoríficados, trazendo estatísticas atualizadas da frota de porta containers, commodities reefer, navios, containers e estatíticas da frota dos armadores.

Trazendo uma profunda visão sobre o atual estado do mercado mundial de perecíveis, o levantamento aponta que o setor tem enfrentado queda de taxas, puxada pelo excesso de capacidade, gerando “prejuízos” e contas vermelhas para os armadores.

O resultado, temido por muitos foi visto recentemente pela consolidação cada vez maior do transporte de containers, que vem decolando de uma maneira grandiosa: a Coscon / China Shipping, a CMA CGM / APL, a Hapag-Lloyd / UASC, a linha "K" / MOL / NYK e a Maersk Line / Hamburgo Süd. Como se não bastasse, mais aquisições e fusões estão sendo estudadas para acontecer, como a possível compra pela CMA CGM – tida como principal comprador – do armador oriental OOCL (Orient Overseas Container Line).

Até agora, a Hanjin Shipping tem sido o único triste destoante nesse cenário. A combinação Maersk Line e Hamburgo Süd, apontou a Dynamar, é o evento de maior importância para o transporte marítimo de cargas, somando nada mais, nada menos do que 680.000 TEU refrigerados e 3,8 milhões de plugues a bordo.

A análise aponta ainda, que em comparação com os containers, a consolidação convencional foi sóbria citando a Eimskip/Nor Lines, GF Group/ Glenata Food e Samskip/ Silvergreen como os mais visíveis.

Ainda de acordo com o relatório, os negócios desenvolvidos em 2016 pelo setor reefer movimentaram mais que 106 milhões de toneladas de carga, dos quais 26 milhões se referem a toneladas convencionais e 80 milhões de toneladas em containers.

Fonte: Guia Marítimo, 22/1/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 21 mai, 2025

Investimentos em infraestrutura devem impulsionar crescimento do PIB em 0,3%, afirma Renan Filho

Read more
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Porto Piauí vence prêmio internacional em Roterdã

Read more
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Santos reivindica contrapartidas diante do maior leilão terminal portuário do Brasil

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.