O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avança com as operações da obra emergencial no porto antigo de Itacoatiara, no estado do Amazonas. No momento, o foco está na cravação das camisas metálicas, estruturas tubulares de metal utilizadas para dar suporte e estabilizar a fundação da obra. Elas são cravadas no fundo do rio, formando uma base segura e resistente.
O trabalho está sendo realizado sobre uma balsa, utilizando duas escavadeiras equipadas com martelos hidráulicos para acelerar o processo. Como a execução ocorre sobre a água, é necessário um controle cuidadoso para garantir o nivelamento adequado e evitar que as vibrações prejudiquem o projeto. Este momento é crucial para o progresso da obra, exigindo boa coordenação entre as equipes, os equipamentos e as condições ambientais.
A obra emergencial na Instalação Pública de Pequeno Porte (IP4) tem como objetivo restabelecer a segurança do patrimônio público e garantir a integridade das pessoas que utilizam o local. Além disso, busca possibilitar o transporte seguro de cargas e mercadorias entre o porto novo e o antigo.
O DNIT continua totalmente empenhado em garantir que a obra seja realizada conforme o planejado, com o objetivo de entregar o porto em pleno funcionamento no menor tempo possível, beneficiando, assim, o estado do Amazonas.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 10 jul, 2025
Porto do Pecém encerra primeiro semestre com aumento de 38% na movimentação de contêineres e de 10% na movimentação geral
Leia mais
| 09 jul, 2025
Movimentação de cargas em portos é a maior da história
Leia mais
| 09 jul, 2025
Porto do futuro: APS acelera transformação digital com investimentos em VTMIS, 5G e novas tecnologias
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.