O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou, sob a relatoria do ministro Benjamin Zymler, acompanhamento da desestatização, por meio de arrendamento portuário, de terminal voltado para a movimentação e a armazenagem de contêineres (SUA05), localizado no Complexo Portuário de Suape (PE).
“Esse terminal que será licitado compreende um cais de 770 metros e retroárea de aproximadamente 270 mil m². Estão previstos investimentos de R$ 1,2 bilhão, com potencial para gerar R$ 9 bilhões em receitas”, explicou o ministro-relator.
Antes que ocorra a publicação do edital para a licitação do Terminal SUA05, o TCU determinou ao Ministério de Infraestrutura (MInfra) e à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) que implementem diversas medidas.
A Corte de Contas determinou que o edital da licitação e o contrato deverão possuir cláusulas esclarecendo que o arrendatário titular da área SUA05 não possuirá nenhum direito de preferência em relação à utilização das áreas contíguas ao terminal.
O TCU determinou também que o edital tenha cláusulas que tratem da participação na licitação do atual arrendatário do terminal de movimentação de contêineres do Porto de Suape, o Tecon I. O objetivo é evitar a concentração do mercado em apenas um operador, o que seria contrário à meta do Poder Concedente com a licitação de SUA05.
O estudo relativo à dragagem deverá ser corrigido. “Para que se tenha mais eficiência e economicidade, deve ser revista a inclusão de rebocador para os serviços de mobilização e desmobilização da draga a ser utilizada, uma vez que equipamentos de maior porte possuem propulsão própria”, explicou o ministro-relator Benjamin Zymler.
Fonte: TCU, 05/08/2019.
Compartilhe
Leia Também Outras Notícias
| 02 jul, 2025
Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050
Leia mais
| 02 jul, 2025
Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura
Leia mais
| 02 jul, 2025
Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR
Leia mais
Como podemos ajudar?
Conte como podemos auxiliar com um dos nossos serviços e soluções.