(18/9/2017) Audiência pública sobre novo porto é adiada por motivos de segurança
Uma cidade dividida sobre um projeto de R$ 3 bilhões. Se antes esta divisão estava demonstrada publicamente entre os poderes executivos e legislativos de São Francisco do Sul, na noite da última quinta-feira (14) ela se materializou entre a população: a audiência pública convocada pela Fatma (Fundação Estadual do Meio Ambiente) teve que ser cancelada por motivo de segurança, mesmo com a presença da Cavalaria da Policia Militar.

A preocupação com a segurança partiu das manifestações do lado de fora do local da audiência pública, o Clube Náutico Cruzeiro do Sul. Mais de 400 pessoas – a grande maioria contra o projeto do porto Brasil Sul - não puderam entrar porque o espaço estava todo ocupado e protestaram. Lá dentro, grande parte dos mais de 500 presentes não escondeu sua posição contrária e os “favoráveis” preferiram a discrição. Entidades organizadas, como a Associação Carijós, contribuíram para esta grande mobilização dos “contras”.

Na justificativa de cancelar o evento e marcar outro em 15 dias em um local maior, “pelo menos com dois mil lugares”, o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick, afirmou que a audiência poderia se transformar em “praça de guerra”. Lá fora, o prefeito Renato Gama Lobo pedia calma aos que se manifestavam (veja o vídeo). Sua preocupação era com a violência de um possível confronto.

Divisão

O prefeito de São Francisco do Sul, Renato Gama Lobo, já manifestou ser contrário ao novo porto que irá competir com o porto público. Já a Câmara de Vereadores aprovou moção apoiando o empreendimento que está projetado na localidade do Sumidouro, uma extensa região entre as praias do Forte e Capri, em frente a baia da Babitonga.

No papel

O Porto Brasil Sul ainda está no papel. Os empreendedores estão obtendo as licenças necessárias e a mais importante delas está sob a responsabilidade da Fatma. O “novo” porto deve contar com investidores estrangeiros assim que a fase de licenças estiver concluída. A estatal chinesa CCCC já demonstrou interesse no projeto. Detalhe: ela constrói portos e participa como sócia de outros empreendimentos semelhantes no mundo.

Fonte: Notícias do Dia, 15/9/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 29 jan, 2026

Prorrogada janela de avaliação do Índice de Desempenho Ambiental 2025

Read more
Agência Porto
| 28 jan, 2026

Paraná entra na rota de cruzeiros da MSC para a temporada 2026/2027

Read more
Agência Porto
| 28 jan, 2026

Porto do Pecém é premiado com Selo de Sustentabilidade por ação de reutilização da água

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.