(22/9/2017) Guarujá entregará projeto da Perimetral à União em 15 dias


O  prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSB), pretende entregar, em 15 dias, o projeto-executivo da 2ª fase da Avenida Perimetral da Margem Esquerda (Guarujá) do Porto de Santos ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC). Para isso, é preciso acertar detalhes sobre os estudos com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).




A decisão foi tomada durante reunião entre Suman, o secretário nacional de Portos, Luiz Otávio Campos, e o deputado federal Marcelo Squassoni (PRB) na última quarta-feira (20), em Brasília. O prefeito de Guarujá ainda tem uma audiência marcada com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, no dia 11 de outubro, para tratar deste e de outros assuntos.




“A principal vantagem desse projeto à Cidade é escoar todo esse tráfego pesado de caminhões que tem a Perimetral, além de desafogar as vias do Município que não estão preparadas para esse tráfego”, afirmou o prefeito.




Para o deputado federal Marcelo Squassoni, com os sinais de melhora da economia, é essencial colocar Guarujá no calendário de prioridades da União. A nova fase da Avenida Perimetral da Margem Esquerda é orçada em R$ 400 milhões.




“O Porto não pode virar as costas para a Cidade. Com as obras da Avenida Perimetral, ganham a população guarujaense e também a economia. Quanto maior fluidez no tráfego, mais ágeis e baratas ficam as operações portuárias”, finalizou o parlamentar.

Fonte: A Tribuna, 22/9/2017.

De acordo com o MTPAC, após o recebimento do projeto, será feita uma análise e, se aprovado, definido um prazo para a liberação do recurso.




Projeto




A 2ª fase da Perimetral de Guarujá eliminará por completo o principal conflito entre o Porto e a Cidade na região, que é o intenso trânsito na Avenida Santos Dumont, no Distrito de Vicente de Carvalho (onde fica a zona portuária). Utilizada como acesso aos terminais da Margem Esquerda, a via é bastante usada pelos moradores.




Na Avenida Santos Dumont, para segregar o tráfego urbano do portuário, a Codesp optou por construir uma ponte. Ela terá 990 metros de comprimento e quatro faixas. Será usada somente por veículos de passeio, atendendo ao fluxo urbano.




A obra de arte terá seu início nas proximidades do terminal da Dow Química e seu fim, sobre o Rio Santo Amaro. A ponte que já existe no local será demolida para a construção da nova.




O projeto final prevê 80 metros de vão entre cada pilar. Assim, as estruturas não impedirão o tráfego na rodovia. A altura da obra de arte – consequentemente, a extensão de sua rampa de acesso – foi outro ponto levado em consideração. Ela tem um pé direito de 6,7 metros.




A ponte ainda terá uma estrutura diferenciada por ser construída em forma de curva. A estimativa é de que seja concluída em 12 meses. Somente após sua entrega, terão início a remodelação da Avenida Santos Dumont e a construção da outra ponte.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.