AES Brasil apresenta estudo de impacto ambiental de projeto de Hidrogênio Verde na ZPE Ceará
Uma das seis empresas que já possuem pré-contrato para a produção e distribuição de hidrogênio e amônia verde no Complexo do Pecém (CIPP S/A), a AES Brasil apresentou, em audiência pública realizada no auditório do bloco anexo ao Porto do Pecém, o estudo de impacto ambiental de seu projeto industrial. Trata-se da terceira empresa a apresentar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para licenciar um projeto de H2V em larga escala no Ceará.

Conforme detalhado no EIA/RIMA, a planta da AES Brasil será desenvolvida no Complexo do Pecém, mais especificamente no Setor 2 da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, em uma área de 80 hectares. O projeto tem potencial para produzir 800 mil toneladas de amônia verde por ano, a partir do consumo de 2,5 GW de energia renovável. De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental, o projeto também tem potencial para gerar cerca de 2.000 empregos na fase de construção.

Presidida pela gerente de controle ambiental da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Najara Lima, a audiência contou com apresentações de Andrea Santoro, gerente de sustentabilidade da AES Brasil; de Alison Camargo, gerente de Hidrogênio Verde da AES Brasil; e de Laiz Hérida, CEO da HL Soluções Ambientais, empresa responsável pela elaboração do estudo. A audiência também contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, representando o Governo do Ceará.

“Esse é um momento de grande importância, de dialogar e ouvir as comunidades, os povos indígenas e todos que serão diretamente beneficiados com esse projeto. Para além da contribuição ambiental, de partirmos para uma matriz energética verde e sustentável, o projeto visa trazer mais oportunidades de emprego e renda para a população cearense. Esse é mais um importante passo do projeto de instalação de um Hub de Hidrogênio Verde no Setor 2 da ZPE Ceará. A AES é uma empresa que já tem investimento em H2V nos Estados Unidos e que muito nos honra com a sua intenção de fazer esse investimento no Estado do Ceará, aqui no Pecém”, destaca o secretário Salmito Filho.

Também compuseram a mesa o secretário executivo do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), Fernando Bezerra; o diretor de Operações do Complexo do Pecém, Roberto de Castro; o assessor da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Ambiental de Caucaia, David Pizol; o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Deodato Ramalho; além de representantes do Iphan, Fiec e lideranças indígenas.

“Estimamos até 48 meses de desenvolvimento dessas obras. Nessa fase, esse projeto pode gerar até mil empregos diretos e outros 1.072 indiretos. São obras longas que vão demandar mão de obra local e qualificada. Depois de entrar em operação, esse empreendimento pode operar por até 30 anos, então estamos falando de empregos e benefícios de longo prazo” pontua o gerente de Hidrogênio Verde da AES Brasil, Alisson Camargo.

Sobre o EIA/RIMA

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) são documentos que apresentam os estudos realizados na área que se pretende instalar o empreendimento e debatem sobre a viabilidade do empreendimento com o órgão ambiental licenciador e com a comunidade. A audiência é o momento em que a população pode obter esclarecimentos e elucidações sobre o projeto em análise e conhecer os impactos (negativos e positivos) através da apresentação do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.