ANTAQ aprova Plano de Fiscalização para os próximos anos
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou, em reunião de diretoria, o novo Plano Plurianual de Fiscalização (PPF) para o período de 2025-2028 e o Plano Anual de Fiscalização (PAF) para o ano de 2025.

O PPF possibilita definir prioridades na execução das atividades de fiscalização pelos próximos quatro anos, com o propósito de promover o cumprimento das obrigações normativas pelos regulados. Por sua vez, o PAF trata do planejamento da fiscalização anual, como será realizado e quais empresas serão fiscalizadas e de que forma.

Os planos foram elaborados de forma estratégica, segmentando as iniciativas de fiscalização de acordo com sua natureza, e com base nos preceitos da regulação responsiva.

Plano Plurianual de Fiscalização

O PPF 2025-2028 será composto por três níveis diferentes de fiscalização: monitoramento; ações à distância; e ações presenciais. Também estão sendo previstas iniciativas inovadoras, como a criação de grupos especializados em fiscalização, com foco em logística de contêineres e investimentos portuários e o desenvolvimento de ferramentas e soluções tecnológicas para aprimorar a fiscalização eletrônica.

O diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, que relatou a matéria, destacou no voto a inclusão de ações inovadoras nos planos de fiscalização, além de falar sobre a importância desse tipo de instrumento para o avanço da Agência e da fiscalização.

“A priorização da fiscalização eletrônica, em razão do alto custo da fiscalização presencial e visando à celeridade processual, e a criação dos Grupos Especializados de Fiscalização (GEF), contribuirão para aprimorar o conhecimento da Agência em temas específicos e relevantes”, pontuou.

Plano Anual de Fiscalização

No PAF 2025, as fiscalizações serão divididas em quatro grupos: operacionais; conforme o grupo de risco de infrações; de rito próprio; e temáticas.

Nery salientou o planejamento de fiscalizações temáticas como relevante e pertinente “para aperfeiçoar o conhecimento do setor regulado e a consequente melhoria do processo regulatório”.

Para as fiscalizações temáticas foram sugeridos sete temas, sendo eles: diagnóstico do desempenho de autoridades portuárias; estrutura de fiscalização das autoridades portuárias; tratamento de resíduos e produtos perigosos; diagnóstico dos convênios de delegação; oferta de janelas em terminais de contêineres; recolhimento de resíduos a navegação interior; e gratuidade em serviços expressos ou diferenciados na navegação interior de travessia e longitudinal de passageiros e misto.

Read Also Other News

Agência Porto
| 28 abr, 2025

Brasil registra superávit de US$ 2,5 bilhões na 4ª semana do mês abril

Read more
Agência Porto
| 28 abr, 2025

Eclusas de Tucuruí (PA) operam em capacidade máxima e reforçam potencial logístico da hidrovia Tocantins-Araguaia

Read more
Agência Porto
| 28 abr, 2025

Leilão do terminal portuário vai trazer mais competitividade ao Porto do Rio de Janeiro, um dos mais antigos e estratégicos do país

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.