ANTAQ aprova Plano de Fiscalização para os próximos anos
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) aprovou, em reunião de diretoria, o novo Plano Plurianual de Fiscalização (PPF) para o período de 2025-2028 e o Plano Anual de Fiscalização (PAF) para o ano de 2025.

O PPF possibilita definir prioridades na execução das atividades de fiscalização pelos próximos quatro anos, com o propósito de promover o cumprimento das obrigações normativas pelos regulados. Por sua vez, o PAF trata do planejamento da fiscalização anual, como será realizado e quais empresas serão fiscalizadas e de que forma.

Os planos foram elaborados de forma estratégica, segmentando as iniciativas de fiscalização de acordo com sua natureza, e com base nos preceitos da regulação responsiva.

Plano Plurianual de Fiscalização

O PPF 2025-2028 será composto por três níveis diferentes de fiscalização: monitoramento; ações à distância; e ações presenciais. Também estão sendo previstas iniciativas inovadoras, como a criação de grupos especializados em fiscalização, com foco em logística de contêineres e investimentos portuários e o desenvolvimento de ferramentas e soluções tecnológicas para aprimorar a fiscalização eletrônica.

O diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, que relatou a matéria, destacou no voto a inclusão de ações inovadoras nos planos de fiscalização, além de falar sobre a importância desse tipo de instrumento para o avanço da Agência e da fiscalização.

“A priorização da fiscalização eletrônica, em razão do alto custo da fiscalização presencial e visando à celeridade processual, e a criação dos Grupos Especializados de Fiscalização (GEF), contribuirão para aprimorar o conhecimento da Agência em temas específicos e relevantes”, pontuou.

Plano Anual de Fiscalização

No PAF 2025, as fiscalizações serão divididas em quatro grupos: operacionais; conforme o grupo de risco de infrações; de rito próprio; e temáticas.

Nery salientou o planejamento de fiscalizações temáticas como relevante e pertinente “para aperfeiçoar o conhecimento do setor regulado e a consequente melhoria do processo regulatório”.

Para as fiscalizações temáticas foram sugeridos sete temas, sendo eles: diagnóstico do desempenho de autoridades portuárias; estrutura de fiscalização das autoridades portuárias; tratamento de resíduos e produtos perigosos; diagnóstico dos convênios de delegação; oferta de janelas em terminais de contêineres; recolhimento de resíduos a navegação interior; e gratuidade em serviços expressos ou diferenciados na navegação interior de travessia e longitudinal de passageiros e misto.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 abr, 2025

Novos Caminhos Ferroviários – ANTT debate sobre a Resolução do Chamamento Público de Ferrovias

Read more
Agência Porto
| 02 abr, 2025

CDP e Uepa firmam parceria estratégica para monitorar a qualidade da água nos portos

Read more
Agência Porto
| 02 abr, 2025

CODERN publica edital de licitação para dragagem do canal de acesso ao Porto de Natal

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.