ANTAQ e EPL pesquisam movimentação de cargas nas instalações portuárias brasileiras
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ e a Empresa de Planejamento e Logística S/A (EPL), estão realizando, em todo o território nacional, uma pesquisa para aprofundar o conhecimento sobre o processo de movimentação de cargas nas instalações portuárias brasileiras.

As informações coletadas servirão de base para o estudo de custos do setor portuário, que subsidiará o Plano Nacional de Logística Integrada - PNLI, instrumento-chave do planejamento estratégico do setor de transportes e que busca otimizar a movimentação de cargas a partir do uso dos diferentes modos de transporte, com maior sinergia e harmonia entre os sistemas.

Dentro desse contexto, uma das frentes do trabalho é o desenvolvimento de estudo de custos logísticos dos diferentes modos de transportes, o que permitirá a priorização dos sistemas e rotas mais vantajosos para o deslocamento da produção nacional.

Para tanto, EPL e ANTAQ estão realizando uma série de visitas técnicas a instalações portuárias selecionadas entre todas as macrorregiões do país, onde se buscará um diálogo com os responsáveis pelas instalações para compreender aspectos específicos de operação, incluindo os processos, fluxo de chegada e saída de carga, equipamentos etc. A Pesquisa será complementada com o preenchimento de um questionário eletrônico pelos gestores das instalações portuárias.

Pela ANTAQ, os trabalhos estão sendo conduzidos pela Gerência de Desenvolvimento e Estudos (GDE/SDS), da Superintendência de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade, com apoio da Superintendência de Fiscalização e Controle (SFC) e das unidades regionais.

Fonte: ANTAQ,7/11/2016.

Read Also Other News

Agência Porto
| 24 Nov, 2022

Proposta impede o transporte de cargas na hipótese de frete abaixo do piso mínimo

Read more
Agência Porto
| 24 Nov, 2022

Investidores noruegueses visitam Porto de Suape

Read more
Agência Porto
| 24 Nov, 2022

Cinco ativos de infraestrutura são prioritários para receber incentivos fiscais

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.