A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), firmou, nesta terça-feira (4), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), Termo de Execução Descentralizada (TED) para o desenvolvimento de pesquisa.
O instrumento objetiva aprimorar o projeto de metodologia de cálculo dos índices Fator X e Fator Q. O primeiro diz respeito ao ganho de produtividade e o segundo reflete a qualidade dos serviços prestados pelo porto.
O aperfeiçoamento dos índices, que são dois dos principais parâmetros de reajuste tarifário nos contratos de concessão firmados com a ANTAQ, foi contemplado na Agenda de Estudos da Agência.
Na cerimônia de assinatura, o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, ressaltou a importância do acordo com a UnB. “Essa aproximação da academia com a agência reguladora é importantíssima para compartilhar conhecimento. É mais uma chance para os servidores beberem dessa fonte. Só temos a ganhar com essa parceria”.
Por sua vez, a reitora da UnB, Rozana Naves, também destacou a parceria. “Essa cooperação vem para somar forças de trabalho. É o momento para reafirmar o compromisso da Universidade de Brasília com a produção de conhecimento a serviço da nossa sociedade e país”.
O TED é um instrumento que regulamenta a transferência de recursos entre órgãos e entidades federais. O objetivo é executar projetos, programas e atividades de interesse público.
Fases do projeto
O termo assinado conta com duas fases. A primeira é o desenvolvimento do Fator X e, somente em um segundo momento, os estudos contemplarão o Fator X.
O intuito da pesquisa é estender o índice de qualidade dos serviços prestados para todos os contratos de arrendamentos e autoridades portuárias em um futuro próximo.
Share
Read Also Other News
| 02 abr, 2025
Novos Caminhos Ferroviários – ANTT debate sobre a Resolução do Chamamento Público de Ferrovias
Read more
| 02 abr, 2025
CDP e Uepa firmam parceria estratégica para monitorar a qualidade da água nos portos
Read more
| 02 abr, 2025
CODERN publica edital de licitação para dragagem do canal de acesso ao Porto de Natal
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.