ANTAQ reúne-se com usuários dos portos
Os diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, Adalberto Tokarski (diretor-geral) e Mário Povia, reuniram-se ontem (08) com representantes dos usuários dos portos, na sede da Agência, em Brasília, para discutir a agenda positiva do setor. A reunião dá continuidade à uma série de entendimentos que foram iniciados há dois anos e meio, no Rio de Janeiro (RJ).

Em pauta, as tarifas e preços de serviços portuários e de transporte marítimo e o andamento da Resolução ANTAQ nº 5.032, de 2016, que está em desenvolvimento na Agência.

O projeto de norma da Resolução nº 5.032 já passou por audiência pública e agora está em fase de análise das contribuições pela ANTAQ. A minuta de norma dispõe sobre os direitos e deveres dos usuários, dos agentes intermediários e das empresas que operam nas navegações de apoio marítimo, apoio portuário, cabotagem e longo curso e estabelece infrações administrativas. Sem contar as repetições, o projeto recebeu cerca de 670 contribuições, segundo informou o representante da Gerência de Regulação da Navegação Marítima da Agência.

Entre os avanços pretendidos pela norma estão a redução de assimetrias informacionais quanto aos direitos e deveres de prestadores e tomadores de serviços marítimos e o aumento da transparência das informações e da previsibilidade das responsabilidades nas relações contratuais envolvendo o transporte marítimo. A expectativa é que a norma esteja publicada e entre em vigência até o final deste primeiro semestre.

Do lado dos usuários, participaram da reunião a representante da Associação dos Exportadores de Cana-de-Açúcar e Álcool (AEXA), Ângela Cristina Quintanilha, e do Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o seu duiretor-geral, Marcos Matos e a gerente jurídica e de controle, Alessandra Almeida.

Pela ANTAQ, participaram também o superintendente de Outorgas, Samuel Cavalcanti, os gerentes de Fiscalização da Navegação, Alexandre Moura, e de Regulação da Navegação Marítima, Sérgio Oliveira, o procurador federal na Agência, Tarcísio Basílio, e o ouvidor, Carlos Afonso, além de técnicos e assessores da Diretoria.

Fonte: ANTAQ, 8/2/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 15 ago, 2025

APS contrata empresa para retirada de rochas do canal de navegação

Read more
Agência Porto
| 15 ago, 2025

Agência realizará audiência pública para a concessão parcial dos portos administrados pela CODEBA

Read more
Agência Porto
| 15 ago, 2025

Ministério envia ao TCU projeto para primeira concessão de hidrovia no país

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.