Aplicação de recursos do Fundo da Marinha Mercante para obras de infraestrutura portuária é regulamentada
Obras de infraestrutura portuária e aquaviária poderão receber apoio financeiro do Fundo da Marinha Mercante (FMM), mecanismo de fomento ao desenvolvimento da Marinha Mercante e da indústria de construção e reparação naval no país. A medida foi regulamentada pela Portaria 1.460, publicada nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial da União. O texto disciplina os procedimentos para requisitar que projetos sejam considerados prioritários para acesso a empréstimos com taxas atrativas junto a bancos públicos federais.

Serão abrangidas propostas de construção de embarcações e execução de outros serviços navais, como reparo, manutenção e docagem de embarcações no Brasil. Esses serviços podem ser realizados em empresas especializadas ou estaleiros brasileiros a partir da contratação de empréstimos por empresas brasileiras e estrangeiras, bem como públicas não dependentes. Os financiamentos poderão ser referenciados em reais ou em dólares norte-americanos, nos termos da Resolução 3.051 do Conselho Monetário Nacional, o que torna essa linha de crédito interessante para empreendimentos com receitas dolarizadas.

Menos burocracia

Além de regulamentar o processo de aprovação de projeto e de liberação de recursos para obras de infraestrutura no segmento, a portaria tem como objetivo digitalizar os requerimentos, facilitar a gestão dos contratos de financiamento com recursos do fundo e adequar os prazos de contratação, aumentando, dessa forma, a efetividade da política pública. Essa inovação do FMM faz parte do escopo da Lei nº 14.301/2022, que instituiu o programa de estímulo ao transporte por cabotagem, o BR do Mar.

Com a publicação da portaria pelo Ministério da Infraestrutura, as empresas interessadas poderão encaminhar requerimento para apoio financeiro do fundo. Para mais informações sobre o FMM acesse: https://www.gov.br/pt-br/servicos/apresentar-ao-cdfmm-pleito-de-prioridade-para-a-concessao-de-financiamento-com-recursos-do-fundo-da-marinha-mercante

Read Also Other News

Agência Porto
| 25 Abr, 2024

Visita técnica da ANTT atesta avanços nas obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO)

Read more
Agência Porto
| 25 Abr, 2024

Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu recebe nova draga de sucção (Hopper)

Read more
Agência Porto
| 25 Abr, 2024

Em um ano, Porto de São Francisco aumenta lucro em cinco vezes

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.