Arco Norte prevê forte expansão do escoamento de grãos até 2017
Principal via de acesso do chamado Arco Norte, o rio Tapajós tornou-se a maior aposta das tradings e prestadores de serviços do agronegócio como alternativa de escoamento da safra brasileira de grãos: o caminho até o porto é mais curto, o frete, mais barato, e não se esperam grandes congestionamentos para o embarque, como ocorre nos portos do Sudeste e Sul.

Passados quase três anos de preparação, entre emissões de licenças e obras, a Hidrovias do Brasil e a joint venture entre ADM e Glencore iniciaram suas operações portuárias em Barcarena, no Pará. Com isso, a safra de grãos 2016/17 que se aproxima já começará a ser escoada pelo Centro-Oeste a partir de fevereiro do ano que vem.

A chegada dos terminais privados à região consolida a nova e mais aguardada rota logística para o transporte de grãos no país. Juntas, elas vêm somar-se às operações da Bunge, que, já em 2014, começou a movimentação comercial pelo corredor fluvial Miritituba-Barcarena. Se tudo der certo, serão quase 10 milhões de toneladas escoadas pelo rio já na próxima safra. Para 2020, a expectativa é de uma capacidade operacional de cerca de 40 milhões de toneladas de grãos ao ano, à medida que concessões avançarem e aportes privados bilionários forem finalizados.

"Estamos bastante otimistas", disse Bruno Serapião, CEO da Hidrovias do Brasil, estimando fechar 2016 já com 1 milhão de toneladas movimentadas.

O resultado é considerado positivo, apesar de os embarques terem começado justamente em um ano de quebra na safra do milho no Brasil, o que levou a cancelamentos de contratos de exportação para o abastecimento do mercado interno. Segundo Serapião, a empresa perdeu 300 mil toneladas por "questões mercadológicas", mas está cumprindo os pedidos.

Para 2017, a projeção é chegar a três milhões de toneladas e alcançar a capacidade operacional de 6,5 milhões de toneladas de grãos por ano em 2020. Ainda segundo o executivo, as parcerias de longo prazo possibilitarão uma geração de caixa de US$ 140 milhões ao ano quando o projeto atingir capacidade operacional.

Fonte: Guia Marítimo, 11/09/2016.

Read Also Other News

Agência Porto
| 31 out, 2025

Governo Federal publica edital de R$ 200 milhões para retomada da Transnordestina em Pernambuco

Read more
Agência Porto
| 31 out, 2025

APS conclui retomada do Porto de Itajaí e dobra movimentação em oito meses

Read more
Agência Porto
| 31 out, 2025

Projeto busca compreender como os portos brasileiros trabalham com as tecnologias de integração

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.