Atraso na expansão da infraestutura reduz ganhos
Os atrasos na expansão da infraestrutura portuária de terminais deixou de gerar mais de R$ 6,3 bilhões aos investidores, calcula o estudo “As barreiras da burocracia: o setor portuário”, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O atraso foi estimado por meio do impacto na geração de caixa para os potenciais empreendedores que assumirem o conjunto de 50 arrendamentos de áreas públicas previstos nos blocos 1 e 2 do Programa de Investimentos em Logística (PIL) e de autorizações de terminais de uso privado com contrato de adesão assinados até 23 de novembro de 2015.

Para tanto, a CNI considerou o tempo de atraso relativo das obras – diferença entre o tempo histórico e o considerado adequado -, a capacidade de movimentação de cargas (medida por toneladas por ano) em atraso das obras previstas e a receita esperada para essa oferta de movimentação.

No caso dos arrendamentos, o Tribunal de Contras da União (TCU) levou um ano e meio até liberar os primeiros 29 estudos de arrendamentos. O tempo considerado pela CNI como “esperado” era de pouco mais de meio ano. “Acredita-se que essa morosidade, juntamente com atrasos no cronograma do programa, pode se repetir futuramente, embora o tempo considerado adequado esteja na faixa de 6 meses”, diz o estudo.

As autorizações para construção de terminais de uso privado, que não dependem de licitação por serem erguidos em área própria, levaram um tempo médio de um ano entre a data do anúncio público e a da assinatura do contrato de adesão. “De acordo com os prazos instituídos pela legislação atual e divulgados pela ATP [Associação de Terminais Portuários Privados], esse período deveria ser de cerca de 6 meses”, pontua o levantamento.

Finalmente, o tempo médio para obtenção de licença ambiental é de quatro anos, o que afeta a previsibilidade de investimentos, diz a CNI. “Por isso, há um projeto de lei que prevê que obras estratégicas passem por um caminho mais curto (fast track), de até 8 meses”.

Fonte: Valor Econômico, 12/9/2016.

Read Also Other News

Agência Porto
| 28 Mar, 2024

Representantes do Ministério de Portos e Aeroportos conhecem projetos de ampliação do Porto de Aratu-Candeias

Read more
Agência Porto
| 28 Mar, 2024

“Criando uma corrente de respeito”: com esse slogan, ANTAQ e MPor apresentam o Guia de enfrentamento ao Assédio no Setor Aquaviário

Read more
Agência Porto
| 28 Mar, 2024

PortosRio anuncia oportunidades de desenvolvimento nos Portos do Forno e de Angra dos Reis

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.