Atraso na expansão da infraestutura reduz ganhos
Os atrasos na expansão da infraestrutura portuária de terminais deixou de gerar mais de R$ 6,3 bilhões aos investidores, calcula o estudo “As barreiras da burocracia: o setor portuário”, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O atraso foi estimado por meio do impacto na geração de caixa para os potenciais empreendedores que assumirem o conjunto de 50 arrendamentos de áreas públicas previstos nos blocos 1 e 2 do Programa de Investimentos em Logística (PIL) e de autorizações de terminais de uso privado com contrato de adesão assinados até 23 de novembro de 2015.

Para tanto, a CNI considerou o tempo de atraso relativo das obras – diferença entre o tempo histórico e o considerado adequado -, a capacidade de movimentação de cargas (medida por toneladas por ano) em atraso das obras previstas e a receita esperada para essa oferta de movimentação.

No caso dos arrendamentos, o Tribunal de Contras da União (TCU) levou um ano e meio até liberar os primeiros 29 estudos de arrendamentos. O tempo considerado pela CNI como “esperado” era de pouco mais de meio ano. “Acredita-se que essa morosidade, juntamente com atrasos no cronograma do programa, pode se repetir futuramente, embora o tempo considerado adequado esteja na faixa de 6 meses”, diz o estudo.

As autorizações para construção de terminais de uso privado, que não dependem de licitação por serem erguidos em área própria, levaram um tempo médio de um ano entre a data do anúncio público e a da assinatura do contrato de adesão. “De acordo com os prazos instituídos pela legislação atual e divulgados pela ATP [Associação de Terminais Portuários Privados], esse período deveria ser de cerca de 6 meses”, pontua o levantamento.

Finalmente, o tempo médio para obtenção de licença ambiental é de quatro anos, o que afeta a previsibilidade de investimentos, diz a CNI. “Por isso, há um projeto de lei que prevê que obras estratégicas passem por um caminho mais curto (fast track), de até 8 meses”.

Fonte: Valor Econômico, 12/9/2016.

Read Also Other News

Agência Porto
| 31 out, 2025

Governo Federal publica edital de R$ 200 milhões para retomada da Transnordestina em Pernambuco

Read more
Agência Porto
| 31 out, 2025

APS conclui retomada do Porto de Itajaí e dobra movimentação em oito meses

Read more
Agência Porto
| 31 out, 2025

Projeto busca compreender como os portos brasileiros trabalham com as tecnologias de integração

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.