BC PORT esclarece dúvidas sobre projeto em Camboriú (SC)
Considerada como a primeira instalação portuária plena de turismo do Brasil, o BC PORT divulgou nota esclarecendo dúvidas sobre o projeto que será implantado em Camboriú (SC). 

O BC Port é um perigo ao meio ambiente?

O processo de licenciamento ambiental do BC Port iniciou no primeiro semestre de 2016. Foram feitos um estudo e um relatório de impacto ambiental concluídos em julho de 2017, quando o estudo de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental foi aprovado pelo órgão licenciador. Portanto, após a análise dos impactos ambientais e socioambientais – inclusive levantados em audiência pública –, o órgão licenciador ambiental VALIDOU o empreendimento.

O BC Port respeita o Plano Diretor Municipal?

Instalações portuárias, pela Constituição de 1988, são de competência privativa da União. Mais de 98% de área do empreendimento estão localizados no mar, e qualquer área anexa que funcionar em terra, como estacionamento e apoio logístico, respeitará o plano diretor do município.

Como estão previstas as vagas de estacionamento ao redor? 

Conforme estabelecido na licença ambiental prévia, condicionante para a licença ambiental de instalação, o BC Port deverá conter 400 vagas de veículos e 20 vagas de ônibus. Para mitigação do tráfego, a empresa fará o escoamento pelo Bairro da Barra, através de transfers aquáticos via Rio Camboriú até as margens da BR 101. Essa ação desafoga o trânsito e fomenta o crescimento dessa região.

Quais licenças já foram consentidas para o BC Port?

Todos os processos junto à União já estão organizados para construção e exploração. O empreendimento firmou um contrato de adesão com o Ministério da Infraestrutura que contempla 25 + 25 anos. Isso tudo se soma à licença ambiental prévia emitida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC).

Quais licenças ainda estão faltando?

Falta a licença ambiental de instalação protocolada em maio de 2020. Com a pandemia, os trâmites estão mais lentos.

Quanto o BC Port vai impulsionar o turismo de BC? 

Ampliaremos o transporte marítimo nacional com a captação de até cinco novas companhias de navegação nesse trecho, gerando em torno de 300 mil passageiros/ano. O Ministério do Turismo projeta injeção de R$ 2 bilhões/ano na nossa economia.

Qual é o impacto socioeconômico do BC Port para a população de Balneário Camboriú? 

A infraestrutura gera milhares de empregos das mais variadas áreas em toda a região: são previstos mil diretos e mais 5 mil indiretos. Além do aumento da oferta de trabalho, que trará mais renda para a população, destacamos a importância da aproximação com o ecossistema do turismo marítimo mundial, significando – entre outras coisas – acesso a estudo de outras línguas e a outras culturas.

Por que as obras estão demorando para começar? 

Devido às inúmeras interferências e ações movidas pela prefeitura de Balneário Camboriú no âmbito administrativo e civil. Todas as ações impetradas contra o empreendimento até o presente momento dão ganho de causa ao BC Port.

A população também se beneficiará das atrações do BC Port, ou são apenas para turistas? 

Toda a área comercial de desembarque será aberta ao público. Embora seja um empreendimento voltado para embarque e desembarque de passageiros, será um lindo ponto de passeio para a população.

Fonte: BC PORT, 11/11/2020.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.