Canal do Panamá do século 21?
O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse que a ferrovia Transoceânica, que deverá ligar o centro do Brasil ao Oceano Pacífico pelo Peru, "será o Canal do Panamá do século 21".

Em Assunção, no Paraguai, Morales se reuniu com o presidente paraguaio, Horacio Cortes, para assinar um acordo de entendimento. O documento tem como objetivo autorizar o início de estudo para a construção de linha ferroviária de cerca de 500 quilômetros, que ligaria a cidade de Carmelo Peralta, no Norte do Paraguai, na fronteira com o Brasil, até o município de Roboré, na Bolívia, que se ligaria depois a outra ferrovia até Santa Cruz de la Sierra, no centro do país.

Em entrevista à Agência Ansa, Morales disse que a Transoceânica será uma "ferrovia para a integração dos povos da América do Sul" e que para essas obras, que dariam tanto à Bolívia quanto ao Paraguai uma saída ao mar para as exportações, serão investidos "bilhões de dólares".

Para o senador Cidinho Santos (PR-MT) a obra daria uma solução para o problema de escoamento da safra mato-grossense. “Existem investidores interessados, por ser uma ferrovia de alta viabilidade. Ela vai transportar toda a produção agrícola e de carnes e de frigorífico de aves e suínos que estão hoje situados no norte e médio norte do Mato Grosso. Então, são extremamente positivas para o Mato Grosso essas três possibilidades envolvendo o modal ferroviário, que praticamente era inexistente até pouco tempo atrás. Mato Grosso estaria muito bem atendido em termos de logística”.

A ferrovia bioceânica pode ligar, em até nove anos, o Brasil ao Peru, começando por Goiás, passando pela Cordilheira dos Andes e chegando até o litoral peruano em Bayovar. Com extensão de quase 5 mil quilômetros, a Transoceânica foi anunciada em um acordo entre os governos do Brasil, do Peru e da China em 2015.

Fonte: Guia Marítimo, 17/1/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 12 jun, 2026

Infra S.A. apresenta projetos ferroviários com potencial para atrair R$ 92 milhões em investimentos

Read more
Agência Porto
| 12 jun, 2026

Exportações crescem 28,8% nos portos do Paraná e impulsionam movimentação em maio

Read more
Agência Porto
| 12 jun, 2026

Data da Audiência Pública sobre arrendamento de área no Porto de Vila do Conde (PA) foi definida

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.