CODEBA e AMG realizam estudo para viabilizar atracação de navios de menor porte no Porto de Aratu-Candeias
A equipe de engenheiros da Companhia das Docas do Estado da Bahia realizou, juntamente com a Agência Marítima Granel (AMG), estudos para viabilizar a atracação de navios de menor porte no Terminal de Granéis Líquidos (TGL) do Porto de Aratu-Candeias, visando diminuir as restrições e consequentemente aumentar as movimentações de produtos na área portuária.

A iniciativa partiu da demanda de encontrar uma alternativa para a atracação do navio CETO, com 5.500 toneladas de acrilonitrila, no TGL, motivada por conta da distância entre as defensas posicionadas no terminal, tanto no berço NORTE, quanto no berço SUL, ser maior do que o corpo perpendicular da embarcação.

Na ocasião, foi decidida a disposição, por meio de guindaste, de uma defensa pneumática móvel entre as defensas tronco cônicas posicionadas na parte norte do berço SUL, o que garantiu que o navio atracasse de forma segura no píer.

A conclusão dos estudos contribui para que embarcações de porte semelhante possam atracar de maneiras mais ágeis e dinâmicas, o que, por consequência, possibilita a diminuição do custo final de produtos, reduz o valor dos fretes marítimos e auxilia a economia dos Portos da Companhia.

Read Also Other News

Agência Porto
| 11 ago, 2025

Ministro Silvio Costa Filho assina ordem de serviço para dragagem do Porto de Natal e anuncia novos investimentos no Rio Grande do Norte

Read more
Agência Porto
| 11 ago, 2025

Santos Brasil movimenta 135 mil contêineres no Tecon Santos em julho e bate novo recorde histórico

Read more
Agência Porto
| 11 ago, 2025

Governo de São Paulo assina aditivo para novo acesso ao Porto de São Sebastião

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.