Codesp foi alertada há três meses sobre assoreamento em berços do Porto de Santos
Agências marítimas que atuam no Porto de Santos apontaram o risco de assoreamento (deposição de sedimentos) em berços de atracação voltados às operações de granéis líquidos há pelo menos três meses. A questão foi levada à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), mas não foram retomadas as obras de manutenção das profundidades no cais santista.

O assoreamento atingiu berços da Alemoa e da Ilha Barnabé, que concentram as operações de granéis líquidos minerais no cais santista. O contrato para a realização do serviço de retirada de sedimentos na via de navegação terminou em abril. Mas, segundo a autoridade portuária, não havia risco de restrições à vinda de navios.

Na Alemoa, entretanto, houve uma redução de 70 centímetros em um ponto de atracação. De 10,9 metros, o limite passou para 10,2 metros. Na Ilha Barnabé, o berço onde o limite máximo do calado era de 10,2 metros teve uma redução de 1,2 metro, ficando com 9 metros.





Procurada, a autoridade respondeu aos questionamentos da Reportagem. Confira a nota na íntegra:

A licitação 27/2019 habilitou hoje (04) a proposta da DTA Engenharia. Foi aberto prazo recursal de três dias úteis. Caso seja impetrado recurso, a Santos Port Authority (SPA) vai analisar a documentação. A SPA descarta, por ora, a possibilidade de contratação emergencial, visto que a licitação ordinária para a contratação da dragagem caminha para o fim.

Fonte: A Tribuna, 04/12/2019.

Read Also Other News

Agência Porto
| 04 fev, 2026

Governo brasileiro ratifica Convenção TIR e destrava ‘passaporte de cargas’ para a Rota Bioceânica

Read more
Agência Porto
| 04 fev, 2026

Alckmin: governo vai trabalhar com o Congresso para a votação célere do acordo Mercosul-UE

Read more
Agência Porto
| 04 fev, 2026

Arrendamento no Porto de São Sebastião pode alterar mapa logístico de SP

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.