Visto como uma alternativa aos portos de Santos e Rio de Janeiro, o Porto do Açu, no norte do Estado do Rio, começou a operar em outubro de 2014 com um carregamento de ferro.
Três novos terminais foram inaugurados em junho deste ano. Segundo a Prumo Logística, empresa que desenvolve e opera o porto, os investimentos chegam a R$ 1,5 bilhão.
A previsão é que os terminais gerem cerca de 150 empregos. Atualmente, cerca de 6 mil pessoas trabalham no Porto do Açu.
O complexo, segundo informações, pode ser transformado numa zona de processamento de exportação (ZPE).
O porto servirá para a exportação de itens de baixo valor agregado, como carvão e granito.
A previsão é que a ZPE, a segunda do Rio, seja concluída em 18 meses.
As chamadas ZPEs são áreas de livre comércio com o objetivo de destinar 80% de sua produção para a exportação. Cem mil empregos diretos e indiretos podem ser abrigados no Porto Açu se transformado numa ZPE.
Fonte: Rede TV Notícias, 21/11/2016.
Share
Read Also Other News
| 16 out, 2026
Leilão de terminal do Porto do Itaqui prevê R$ 147 milhões para ampliar movimentação de fertilizantes
Read more
| 16 out, 2026
Marinha homologa novas profundidades e amplia potencial operacional do Porto de Suape
Read more
| 16 out, 2026
Portos RS abre licitação para concessão de sete áreas no Porto de Porto Alegre
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.