Decreto presidencial preocupa setor portuário
O Decreto nº 9.759 do presidente Jair Bolsonaro gerou grande repercussão, nesta quinta-feira (25), no setor portuário. O documento tem por objetivo extinguir colegiados da administração pública federal, além de estabelecer diretrizes, regras e limitações para essas entidades. Diante disso, a dúvida: O Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Santos será extinto pelo decreto? O presidente da entidade, Rossano Reolon, crê que não.

O CAP existe com base na Lei n o 12.815 (de 5 de junho de 2013), a atual Lei dos Portos, lembra Reolon. “Nela, o artigo 20 instituiu os conselhos de autoridade portuária. Então, ao meu ver, o decreto não poderia acabar com os conselhos. É uma matéria ainda controversa, que pode gerar um debate jurídico”, afirmou.

Reolon disse que, nesta sexta-feira (26), na reunião do conselho, pedirá um parecer jurídico à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) sobre o decreto. “Quero saber se ele sobrepõe a lei que instituiu o CAP”.

O que diz?

Apesar de o decreto ser do último dia 11, os debates sobre o texto no setor se intensificaram na última quinta-feira (25). O Artigo 1º aborda a extinção e estabelece diretrizes, regras e limitações para colegiados da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

No inciso 1º, consta que o documento abrange os colegiados instituídos por decreto, inclusive os mencionados em leis nas quais não conste a indicação de suas competências ou dos membros que o compõem.

“É um grande subterfúgio do Governo para fugir da responsabilidade da aprovação de uma lei para a extinção do CAP, que foi instituído por uma lei federal. Há esse ‘jabuti’ no inciso para tentar acabar (com o órgão) e cortar custos. É o verdadeiro se colar, colou”, disse.

Em nota, o Ministério da Infraestrutura informou que “está avaliando os impactos referentes ao Decreto nº 9.759”.

Problema

“Acabar com os conselhos é como adotar a seguinte ideia: o problema do Brasil são os cafezinhos e os estagiários”, Rossano Reolon Presidente do CAP.

Fonte: A Tribuna, 26/04/2019.

Read Also Other News

Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil e China firmam parceria estratégica para integração ferroviária continental

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Porto de Itajaí ganha primeiro boulevard náutico com apoio do Governo Federal

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.