Dragagem de Paranaguá está abaixo das metas de contrato, aponta TCU
A dragagem contratada pelo governo por quase R$ 400 milhões para aumentar a profundidade do canal de acesso e dos berços de atracação do porto de Paranaguá (PR), o mais importante do país para o agronegócio, não está atingindo as metas previstas em contrato. O desempenho pode provocar atrasos no projeto. A conclusão é de técnicos do TCU (Tribunal de Contas da União), em relatório obtido com exclusividade pela Agência iNFRA.

A obra foi contratada em 2015 junto à DTA Engenharia. O objetivo do contrato era fazer com que a profundidade chegasse a 14 metros nas principais áreas de acesso e atracação do porto ao fim do período de 18 meses, o que ocorreria em 2018. A profundidade era de 12 metros no início do contrato.

Após o processo de dragagem, os terminais poderiam receber navios maiores, tanto de contêiner quanto de granel. Seria possível uso de navios com calado de até 12,8 metros, de acordo com o relatório, o que poderia reduzir custos de frete aos produtores.

Mas, em nenhum momento da execução do contrato, a empresa atingiu o que é chamado de produtividade mínima estabelecida para cada uma das áreas dos canais e berços, de acordo com o levantamento dos técnicos do setor, a partir de medições apresentadas pela empresas ao governo este ano.

O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e a APPA, estatal estadual responsável pela administração do porto, serão notificadas pelo órgão para que determinem à DTA que alcance a produtividade mínima, sob pena de poder até perder o contrato.

Fonte: Agência iNFRA, 9/11/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 set, 2025

Agência realizará audiência pública para tratar do arrendamento do terminal RDJ06A

Read more
Agência Porto
| 10 set, 2025

Porto sem Papel já evitou o corte de 30 mil árvores e a emissão de 72 mil toneladas de CO₂

Read more
Agência Porto
| 09 set, 2025

Comissão do Senado aprova projeto que retira restrição de ferrovias

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.