A Portos RS deu início nesta quarta-feira (3) à dragagem urgente de recuperação do trecho mais crítico do canal de acesso ao Porto do Rio Grande, em área externa aos Molhes da Barra. A obra está sendo executada pela draga Galileo Galilei, pertencente à frota da empresa Jan de Nul, dentro de um contrato continuado existente entre a Autoridade Portuária e a empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas.
De acordo com o diretor de infraestrutura, Lucas Meurer, serão investidos R$ 21.5 milhões para a retirada de 593 mil metros cúbicos de sedimentos e a previsão é de que o serviço seja concluído em até 20 dias. A quantidade a ser dragada foi apontada por uma batimetria, realizada após um incidente envolvendo uma embarcação, durante o mês maio.
As enchentes do mesmo período também contribuíram para o assoreamento da hidrovia e do canal de acesso ao Porto do Rio Grande, no entanto esta obra compreenderá apenas um trecho de aproximadamente três quilômetros. Uma dragagem mais ampla deverá ser realizada em breve para o restabelecimento das profundidades.
Nesse sentido, a Portos RS vem buscando junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT) uma alternativa para a realização da obra. Em reunião recente, o órgão federal se comprometeu em realizar o desenvolvimento do projeto e encaminhá-lo ao Ministério de Portos e Aeroportos, após o recebimento dos dados de batimetria, volume a ser dragado e custos da dragagem.
Share
Read Also Other News
| 27 ago, 2025
Sebrae/SC, Porto de Itajaí e Elume lançam programa para estimular inovação no complexo portuário de Itajaí
Read more
| 27 ago, 2025
Moegão da Portos do Paraná alcança 67% de conclusão
Read more
| 27 ago, 2025
Agência realiza audiência pública para concessão parcial dos portos administrados pela CODEBA
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.