Ferrovias podem dobrar participação na matriz de transportes
A nova edição do Boletim de Logística da EPL traz um panorama completo sobre os projetos ferroviários em andamento pelo Ministério da Infraestrutura. O documento mostra que as concessões das ferrovias FIOL, Ferrogrão e FICO podem resultar em mais de R$ 25 bilhões em investimentos e gerar mais de 45 mil empregos.

Segundo o Boletim, a execução dos três empreendimentos deve somar 1.889 quilômetros de trilhos à malha ferroviária. Outra ação tomada pelo Ministério da Infraestrutura para ampliar a participação das ferrovias no Brasil é a renovação antecipada de concessões. A medida é uma oportunidade para modernizar os contratos vigentes e renegociar as contrapartidas de forma que atendam às necessidades da infraestrutura.

A agenda do Governo Federal de privatizações e concessões ferroviárias foi iniciada em 2019 com o objetivo de garantir a continuidade dos investimentos privados e a expansão das ferrovias, além de racionalizar a matriz de transportes brasileira. A estimativa do Observatório Nacional de Transporte e Logística - ONTL é de que o país possa chegar ao ano de 2035 com 31% da carga sendo transportada por ferrovias. O número é duas vezes maior do que a matriz de transportes referente ao ano de 2015.

O documento publicado nesta quarta-feira (28) também apresenta números que mostram o comportamento do setor ferroviário ao longo da última década. Em 2020, 365 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU) foram movimentadas por ferrovias, um acréscimo de 31,3% em relação ao ano de 2010. A movimentação de contêineres, tipo de carga com maior valor agregado, dobrou a sua participação na última década. O dado demonstra a tendência das ferrovias para ampliar a participação no transporte de carga geral e carga conteinerizada.

Impacto ambiental - Além de ser mais adequado para o transporte de longa distância, o modo ferroviário também causa menos impactos ambientais. Com 10 litros de combustível, um trem pode percorrer até 204 quilômetros. A distância é 600 vezes maior do que a que pode ser percorrida em um caminhão.

Essa característica contribui para que os projetos de concessão ferroviária possam ser caracterizados como empreendimentos sustentáveis. Em parceria com o Ministério da Infraestrutura, a EPL atuou para a pré-certificação das ferrovias que serão leiloadas com o chamado “selo verde”.

A pré-certificação comprova que os projetos estão dentro dos parâmetros estabelecidos pela Climate Bonds. Para o concessionário, o selo é uma segurança de que a oferta de financiamento será maior, além de aumentar as garantias de que o projeto está de acordo com os critérios dos diferentes órgãos e agências reguladoras.

Histórico - Para contextualizar o cenário do setor ferroviário no Brasil, o Boletim apresenta como o setor ferroviário chegou à sua configuração atual e mostra as características gerais das 13 concessionárias que estão em operação no Brasil.

Hoje, o país é atendido por uma malha de 29.878 quilômetros de extensão. Entretanto, apenas 7 mil quilômetros se encontram em plena operação. Além disso, 13,5 mil quilômetros registram baixa densidade de tráfego e 8,5 mil quilômetros estão subutilizados e não possuem operação comercial.

O material produzido pelo ONTL também traz algumas curiosidades, como os tipos de vagões mais utilizados na frota brasileira, a densidade das malhas ferroviárias em outros países do mundo. Os planos e ações governamentais voltados para o setor ao longo dos últimos décadas também são apresentados no documento.

Para ler o Boletim na íntegra, acesse: https://ontl.epl.gov.br/publicacoes/boletins-de-logistica/

Read Also Other News

Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil e China firmam parceria estratégica para integração ferroviária continental

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Porto de Itajaí ganha primeiro boulevard náutico com apoio do Governo Federal

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.