Governo aprova pleito de reequilíbrio do Ecoporto
O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil reconheceu em caráter preliminar o pedido de recomposição do equilíbrio econômico-financeiro do Ecoporto, o terminal de contêineres da concessionária de infraestrutura EcoRodovias no porto de Santos.

O Ecoporto baseia o pedido de reequilíbrio em investimentos realizados na compra de equipamentos (portêineres) não previstos originalmente no contrato e em custos adicionais por operar em área menor do que a descrita no edital de licitação.

Na mesma decisão, o Ministério dos Transportes aprovou, também preliminarmente, o plano de investimentos apresentado pela empresa para embasar o pedido de prorrogação antecipada do arrendamento. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira, dia em que as ações da EcoRodovias fecharam com a segunda maior alta do Ibovespa, cotadas a R$ 7,50, valorização de 3,59%.

Esse é o primeiro passo para o Ecoporto ter o contrato de arrendamento prorrogado antecipadamente por 25 anos a partir de 2023, quando termina a primeira etapa da exploração da área no cais santista pela empresa.

Agora o Ecoporto deverá apresentar à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em prazo ainda a ser definido, ajustes ao Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). Após a conclusão da agência reguladora, o processo será devolvido ao Ministério dos Transportes, a quem cabe a decisão de assinar o aditivo.

A estimativa da EcoRodovias é que a aprovação final da prorrogação e assinatura do respectivo aditivo ocorra dentro de quatro meses, disse o presidente do grupo, Marcelino Rafart de Seras, em recente encontro com analistas de mercado. Conforme o Valor mostrou, a EcoRodovias desistiu de vender o terminal que perdeu muito valor dada a queda de carga e busca agora renovar o contrato para remodelar a instalação.

Fonte: Valor Econômico, 12/12/2016.

Read Also Other News

Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil e China firmam parceria estratégica para integração ferroviária continental

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Porto de Itajaí ganha primeiro boulevard náutico com apoio do Governo Federal

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.