Governo do Ceará assina memorando para instalação de Centro de Importação no Complexo do Pecém
“Seguimos nossa luta para atrair novos investimentos e gerar mais empregos para os cearenses”. A afirmação foi feita pelo governador Camilo Santana, na tarde desta quinta-feira (1°), após assinar o memorando de entendimento com a Comexport Trading LTDA, empresa brasileira especializada em importação e exportação, para instalação de um Centro de Importação no Complexo do Pecém (CIPP S/A), em São Gonçalo do Amarante.

A reunião que tratou da assinatura contou com a presença da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela; do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante; do diretor geral da Comexport, Rodrigo Teixeira; do secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior; da secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba; do presidente do Complexo do Pecém, Danilo Serpa; e de outros gestores públicos e executivos da empresa.

A parceria vai possibilitar o desenvolvimento do Hub de Comércio Exterior no Ceará, que beneficiará diretamente empresas cearenses que não têm estrutura e capacidade para realizar operações internacionais. “Estamos muito otimistas para a realização deste importante projeto para o Estado”, disse Camilo Santana.

Com 50 anos de experiência e considerada a maior empresa brasileira em Comércio Exterior, a Comexport atua em diversos segmentos, operando nos principais portos do litoral brasileiro. A empresa também possui filiais nos Estados Unidos, Suíça, Polônia, Rússia e China.

No Ceará, a Comexport vai atuar com importações automotivas, de aeronaves executivas e equipamentos para indústria e parques solares e eólicos. A projeção é que o volume de operações adicione 1% ao Produto Interno Bruto do Ceará.

O titular da Sedet considera que a instalação desse empreendimento confirma a efetividade da política que o Governo do Ceará tem desenvolvido nos últimos anos, com o propósito de transformar positivamente a economia e gerar mais empregos e oportunidades para os cearenses.

“Empreendimento importante porque a gente preenche uma das grandes vulnerabilidades para uma economia se desenvolver, que é o Comércio Exterior. Com a vinda da Comexport para o Ceará, estamos estruturando um Hub que vai permitir inserir as empresas cearenses, futuramente, no mercado internacional, como também vai trazer para o Ceará operações importantíssimas”, destacou Maia Júnior.

De acordo com o diretor geral da Comexport, Rodrigo Teixeira, o Ceará foi escolhido porque tem vocação e infraestrutura para novos negócios. “O Ceará chama atenção não apenas por uma população extraordinariamente amigável e equipamentos fantásticos, como o Porto do Pecém e aeroportos, mas, principalmente, por um ambiente favorável de negócios, um ambiente transparente, e é tudo isso que o empresário busca na hora de decidir realizar um investimento”, frisou.

Na oportunidade, o presidente da Fiec afirmou que a instituição está à disposição para criar estratégias que facilitem o diálogo e a formação de pessoas para contribuir com esse momento importante. “A Federação hoje tem uma estrutura muito grande não só para a qualificação profissional, saúde e educação, mas para os empresários”, garantiu Ricardo Cavalcante.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 set, 2025

Agência realizará audiência pública para tratar do arrendamento do terminal RDJ06A

Read more
Agência Porto
| 10 set, 2025

Porto sem Papel já evitou o corte de 30 mil árvores e a emissão de 72 mil toneladas de CO₂

Read more
Agência Porto
| 09 set, 2025

Comissão do Senado aprova projeto que retira restrição de ferrovias

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.