GOVERNO TENTARÁ LEILOAR EM SETEMBRO A FERROVIA NORTE-SUL
O governo federal apresentou na sexta-feira (4) a investidores e empresas do setor de ferrovias a estimativa de publicação do edital de concessão da Ferrovia Norte-Sul em junho, com leilão em setembro. Neste momento, o processo para a concessão está em análise no TCU (Tribunal de Contas da União).

As informações foram repassadas durante o Café com Mercado, evento realizado pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) em sua sede. O superintendente de Infraestrutura Ferroviária, Alexandre Porto, explicou as mudanças que foram implementadas no formato de direito de passagem.

O modelo proposto na Audiência Pública foi de tarifa fixa com contrato take or pay. Agora, o modelo será de tarifa teto sem contrato take or pay obrigatório. Segundo Porto, o modelo proposto foi muito criticado por tirar a capacidade do vencedor de negociar um contrato melhor com as cinco concessionárias que terão que dar direito de passagem para que os trens da FNS cheguem aos portos de Santos (SP) e de Itaqui (MA).

Fonte: Agência iNFRA, 11/5/2018.

Read Also Other News

Agência Porto
| 15 abr, 2026

Obra de ampliação da hidrovia Tietê-Paraná (SP) entra em fase final

Read more
Agência Porto
| 15 abr, 2026

Navegação noturna inédita após 42 anos marca avanço na logística hidroviária no RS

Read more
Agência Porto
| 15 abr, 2026

Autoridade Portuária de Santos abre seis novos processos licitatórios

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.