Hidrovias e derrocamento do Pedral do Lourenço/PA são temas de audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara
Nesta terça-feira (19), o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários - ANTAQ, Eduardo Nery, participou de audiência pública promovida pela Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados. O debate foi sobre o tema “Desenvolvimento das hidrovias no Brasil, com enfoque no percurso do Tocantins e o andamento das obras e licenças ambientais do derrocamento do Pedral do Lourenço no Pará”.

A audiência foi solicitada pelo deputado Vicentinho Júnior (PP-TO). Além da ANTAQ, participaram o secretário Executivo do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), Roberto Gusmão, o presidente do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos), Rodrigo de Agostinho Mendonça, o diretor de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Eric de Medeiros, e o secretário de Transportes do Pará, Alder Silveira.

Ponto de destaque dos debates, o Pedral do Lourenço é uma formação rochosa, localizada entre Marabá e Tucuruí, no Pará, que impacta a navegabilidade da bacia Tocantins-Araguaia. A obra de derrocamento é de responsabilidade do DNIT e, para acontecer, precisa de licenciamento ambiental emitido pelo IBAMA. Durante a audiência pública, representantes dos dois órgãos informaram sobre o status do licenciamento e o cronograma de execução.

Uma vez finalizado o derrocamento e implantada a hidrovia, caberá à ANTAQ regular, fiscalizar e autorizar empresas de navegação a atuarem no trecho. Além disso, de acordo com o Plano Geral de Outorgas de Hidrovias (PGO-Hidrovias) enviado pela agência ao MPor, caberá à agência reguladora conduzir os processos licitatórios e atuar como poder concedente desse modo de transporte.

De acordo com Nery, as hidrovias são a última fronteira da logística brasileira. “Trata-se de um modal mais barato de ser implantado, mais eficiente do ponto de vista operacional e do ponto de vista ambiental, uma vez que emite menos CO2 e gases do efeito estufa.”

Secretaria Nacional Hidroviária

Na semana passada, em seu discurso de posse, e nessa segunda-feira (18), em visita institucional à ANTAQ, o novo ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, ressaltou a priorização da pasta para o desenvolvimento do modo de transporte hidroviário. Durante sua participação na CVT, o secretário Executivo da pasta mencionou a intenção de se criar uma Secretaria Nacional Hidroviária no âmbito do MPor.  

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.