A agência marítima Orion, representante brasileira do navio ‘Rook’, de bandeira do Chipre, foi multada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nesta quarta-feira (18). Segundo o
G1, a penalidade, de R$ 1.005.000, é decorrente do despejo irregular de resíduos do cargueiro no mar, próximo ao Porto de Santos.
O órgão identificou resíduos sólidos e líquidos, originários da lavagem de porões da embarcação que transportava grãos, lançados ilegalmente nas proximidades do estuário. Uma mancha se formou na linha d'água próxima ao cargueiro e se espalhou por uma área equivalente a 200 campos de futebol.
O Ibama recebeu o alerta da ilegalidade por meio de equipe da Receita Federal durante patrulhamento marítimo na região. Além de agentes da autoridade ambiental, policiais federais e militares da Marinha também foram acionados para realizar vistoria no navio.
Segundo o instituto, a empresa multada tem prazo de 20 dias para pagar o débito da multa ou apresentar defesa prévia, que será avaliada em processo aberto no órgão. A agência marítima informou que não está ciente da penalidade.
Fonte: A Tribuna, 18/09/2019.