Infra S.A. publica panorama sobre o setor ferroviário brasileiro
Com uma carteira de oito projetos de concessões ferroviárias previstos para 2026, a Infra S.A. publica o “Panorama do Sistema Ferroviário Brasileiro com Foco em Carga Geral”. O documento, elaborado pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) em parceria com a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), apresenta uma leitura abrangente sobre a importância do transporte ferroviário de cargas no Brasil, desde a inauguração da primeira ferrovia, em 1854, até o ciclo de investimentos atual, impulsionado pelo Novo PAC.

Os investimentos nos mais 9 mil quilômetros de trilhos que serão concedidos em 2026 podem ultrapassar a marca de R$ 800 bilhões. O Anel Ferroviário do Sudeste (EF-118), a Ferrogrão, e o Corredor Leste-Oeste, composto por ferrovias que se encontram em fase de construção também pela Infra S.A.: a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) fazem parte das ferrovias previstas para serem concedidas.

Histórico

O estudo reúne dados que evidenciam o papel estratégico das ferrovias para a competitividade logística do país, além de apontar caminhos para a ampliação da participação do modal na matriz de transportes. O relatório também traz um panorama atualizado da indústria ferroviária nacional e destaca que o Brasil já é capaz de suprir cerca de 80% da demanda por vagões e dormentes, o que demonstra maturidade produtiva e capacidade de atender à expansão prevista do setor por meio das novas concessões.

Com um histórico associado ao escoamento de commodities, especialmente no transporte das áreas produtoras até os portos, o estudo ressalta a necessidade de avançar no planejamento do sistema ferroviário para o atendimento da carga geral. Essa estratégia é fundamental para reduzir a ociosidade dos vagões no fluxo de retorno, ampliar a movimentação de insumos em direção às indústrias e promover a migração de cargas que hoje dependem majoritariamente do transporte rodoviário.

Sustentabilidade

O Panorama também apresenta um benchmarking internacional da malha ferroviária brasileira em comparação com países de dimensão territorial semelhante e evidencia as vantagens do modal ferroviário, como a redução dos custos logísticos, a diminuição do número de acidentes e a menor emissão de gases de efeito estufa. Os dados reforçam que a ampliação e a diversificação do uso das ferrovias são elementos centrais para a construção de um sistema de transportes mais eficiente, sustentável e integrado.

Para ver o documento na íntegra, acesse: Conheça o conteúdo integral do “Panorama do Sistema Ferroviário Brasileiro com Foco em Carga Geral” no Portal do ONTL (https://ontl.infrasa.gov.br/publicacoes-tecnicas/relatorios/

Read Also Other News

Agência Porto
| 14 jan, 2026

Mercosul e UE: maior acordo do mundo pode dobrar movimento no Porto de Santos

Read more
Agência Porto
| 14 jan, 2026

ANTAQ atualiza cronograma de leilão da área MCP 01 da CCDSA previsto para o dia 26 fevereiro de 2026

Read more
Agência Porto
| 14 jan, 2026

ANTAQ estabelece data de audiência pública para arrendamento de SSB01, em São Sebastião

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.