Maranhão estuda exportação de carne frigorificada

O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, recebeu João Carlos Parkinson de Castro, coordenador-geral de Assuntos Econômicos da América do Sul, que teve reunião com a equipe técnica da empresa e conheceu o Porto do Itaqui. Castro apresentou estudo que propõe realizar a exportação para os Estados Unidos de carne frigorificada conteneirizada produzida na região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), transportada pela ferrovia Norte-Sul e escoada via Itaqui.


“Agora é hora de investir no contêiner, que representa o futuro”, afirmou Castro, ao destacar a vocação do Porto do Itaqui. Como funcionário do Ministério, ele se colocou na posição de apoiador do Governo do Estado para criar as condições favoráveis para o desenvolvimento desse projeto no Itaqui.


A Emap, como empresa pública integrante do Governo do Maranhão, entende que o contêiner abriga carga de alto valor agregado e de grande importância para diversos setores da economia brasileira. O potencial é significativo, sobretudo com a viabilização da movimentação de contêineres transportados por ferrovia. Neste sentido, a Emap tem empreendido esforços para encontrar parceiros e ampliar sua infraestrutura, de modo a elevar o movimento de contêineres no porto.


“Tivemos uma reunião muito produtiva em que o ministro apresentou o estudo e nossa equipe o informou sobre os projetos de ampliação de infraestrutura portuária que estão no plano de investimentos da Emap, entre os quais a adaptação do Pátio H para reefers (contêineres refrigerados) com instalação de tomadas. Esse pátio deve estar pronto para operação no segundo semestre deste ano”, afirma Ted Lago, presidente da Emap. “A VLI – operadora ferroviária – participante da reunião, também se mostrou interessada em viabilizar essa demanda regional por carne processada”, completou.


Fonte: Portogente, 1/3/2017.


Read Also Other News

Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Exportações do agronegócio brasileiro batem recorde no primeiro trimestre de 2024 e atingem US$ 37,44 bilhões

Read more
Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Publicado edital de licitação para dragagem no Porto de Ilhéus

Read more
Agência Porto
| 18 Abr, 2024

Audiência pública do terminal MUC04, localizado no Porto de Fortaleza (CE), é definida

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.