MDIC aprova início das operações da ZPE de Cáceres-MT
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) aprovou, nesta quarta-feira (10), o início das atividades da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, Mato Grosso. Somando-se às ZPEs de Pecém, no Ceará, e de Parnaíba, no Piauí, Cáceres é a terceira ZPE ativa do Brasil.

Para o início da operação, foram investidos R$ 22 milhões, pelo governo do estado, na construção das estruturas administrativas, aduaneiras e de infraestrutura. Localizada estrategicamente em uma das rotas de integração sul-americana, a rota do Quadrado Rondon, a ZPE de Cáceres representa uma importante integração de políticas públicas.

No dia 3 de julho, uma equipe técnica, incluindo o secretário executivo do CZPE, Fabio Pucci, realizou uma vistoria detalhada nas instalações da ZPE de Cáceres. A vistoria atestou a conclusão das obras em conformidade com o cronograma físico-financeiro pactuado junto ao CZPE.

Projetos em análise

Atualmente, o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) analisa quatro propostas de projetos a serem instalados na ZPE, com foco em atividades industriais e de serviços direcionados à exportação. Novos interessados podem apresentar propostas para usufruir dos benefícios tributários, administrativos e cambiais oferecidos pela ZPE.

Para se instalar na ZPE, as empresas precisam ter uma orientação exportadora, promover a difusão tecnológica e gerar benefícios para a região, para reduzir as desigualdades regionais no país e proporcionar desenvolvimento econômico e social para a região.

O que são Zonas de Processamento de Exportação

As ZPE são áreas de livre comércio destinadas à produção de bens para exportação e à prestação de serviços vinculados à atividade exportadora. Além de desenvolver a cultura exportadora e fortalecer a balança comercial, as ZPE contribuem para o desenvolvimento local e para a diminuição das desigualdades regionais.

A produção no espaço da ZPE, destinada à exportação, garante às empresas suspensão do recolhimento de IPI, Pis-Cofins, Imposto de Importação e AFRMM (Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante) na aquisição de insumos e matérias primas, com a conversão em isenção ou alíquota zero no caso de posterior exportação do produto final.

O CZPE é órgão deliberativo presidido pelo MDIC. Fazem parte do Conselho representantes da Casa Civil da Presidência da República e dos ministérios da Fazenda, da Integração e do Desenvolvimento Regional, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Planejamento e Orçamento, de Portos e Aeroportos e dos Transportes.

Read Also Other News

Agência Porto
| 27 ago, 2025

Sebrae/SC, Porto de Itajaí e Elume lançam programa para estimular inovação no complexo portuário de Itajaí

Read more
Agência Porto
| 27 ago, 2025

Moegão da Portos do Paraná alcança 67% de conclusão

Read more
Agência Porto
| 27 ago, 2025

Agência realiza audiência pública para concessão parcial dos portos administrados pela CODEBA

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.