Ministério cria GT para propor solução permanente de dragagem do Porto de Santos
Em uma cerimônia simbólica, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella, assinou a portaria que cria um grupo de trabalho (GT) com o objetivo de propor soluções que garantam a eficiência e manutenção da profundidade do canal de acesso, das bacias de evolução e dos berços do Porto de Santos. Até o final da semana, a portaria será publicada no Diário Oficial da União. O GT terá prazo de 90 dias, prorrogável por igual período, para apresentar o relatório final do trabalho.

“A dragagem é a prioridade número um para qualquer porto brasileiro ou do mundo”, explicou Quintella. O GT vai discutir uma modelagem para que os arrendatários possam fazer esse investimento com diminuição de burocracia e garantia de velocidade para manter o porto sempre dragado.

O grupo será coordenado por representante do gabinete do Ministério e composto por integrantes do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação – Secretaria Nacional de Portos (SNP) –, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). Um representante dos arrendatários também será convidado para fazer parte dos debates.

O GT vai analisar proposta enviada por entidades do setor ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação (MTPA) no final de agosto, a sugerindo a análise da criação de um consórcio para administrar o serviço e as obras de dragagem no Porto Santista, formado por arrendatários, operadores portuários e terminais privados.

Participaram da assinatura diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Adalberto Tokarski, o diretor presidente substituto da Companhia Docas do Estado de São Paulo, Francisco José Adriano, o deputado federal Beto Mansur e representantes do Ministério.

DRAGAGEM PORTO DE ITAGUAÍ - Na cerimônia, o ministro lembrou que recentemente o Ministério autorizou a realização de investimentos para a obra de dragagem do Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro. Três arrendatários da instalação portuária vão investir cerca de R$ 86 milhões para promover investimentos na infraestrutura comum do porto, com a contrapartida da administração pública realizar a recomposição do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, após a conclusão dos serviços.

Fonte: Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, 1/11/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 set, 2025

Agência realizará audiência pública para tratar do arrendamento do terminal RDJ06A

Read more
Agência Porto
| 10 set, 2025

Porto sem Papel já evitou o corte de 30 mil árvores e a emissão de 72 mil toneladas de CO₂

Read more
Agência Porto
| 09 set, 2025

Comissão do Senado aprova projeto que retira restrição de ferrovias

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.