Ministério da Agricultura e ABTRA avançam em parceria
A coordenadoria do órgão de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO) e a equipe da ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados) se reuniram em abril, na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Brasília, para discutir um acordo de cooperação técnica, que deverá ser firmado até o final de junho.

O acordo oficializa a parceria entre a associação e o ministério, através da interface do Sistema de Informações Gerenciais do Trânsito Internacional de Produtos e Insumos Agropecuários (SIGVIG/VIGIAGRO) com a Janela Única Portuária (JUP/ABTRA). Criada em 2014, a conexão entre as duas plataformas contribui para aprimorar e agilizar a fiscalização fitossanitária de embalagens e suportes de madeira que acomodam as cargas conteinerizadas de importação operadas no Porto de Santos.

Segundo o presidente da ABTRA, Bayard Umbuzeiro Filho, “a assinatura desse termo abre espaço para que a integração das duas plataformas seja aplicada também nos demais portos do Brasil”. Assim, a exemplo do que ocorre em Santos, esses portos também poderão se beneficiar com a maior agilidade e celeridade na análise de risco e liberação das cargas por esse órgão anuente.

Bayard adianta que, no evento de assinatura desse acordo, marcado para final de junho, em Santos, a coordenadoria do VIGIAGRO deverá também apresentar à comunidade portuária um “Manual de Procedimentos Operacionais do Sistema VIGIAGRO”, contendo os requisitos aos importadores, despachantes e terminais alfandegados para movimentação, armazenagem e transporte de cargas sob anuência do MAPA.

Redução da burocracia e do tempo de liberação de cargas

Dados do VIGIAGRO revelam que a comunicação entre os sistemas dos terminais alfandegados no Porto de Santos, via plataforma JUP/ABTRA, com o SIGVIG gera uma economia de 189 mil formulários impressos por ano, anteriormente exigidos no processo de fiscalização por esse órgão. E o tempo para liberação dessas cargas também caiu de três para um dia, em média.

JUP/ABTRA

A Janela Única Portuária (JUP), desenvolvida e mantida pela ABTRA no Porto de Santos, é um sistema tecnológico portuário que permite aos órgãos públicos fiscalizadores da atividade portuária e do comércio exterior (Receita Federal, MAPA, Anvisa, Ibama e Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo) rastrear o fluxo das cargas de importação e importação no porto, através da comunicação de dados com os sistemas operacionais dos terminais e recintos alfandegados.

Pela JUP é possível acompanhar todas as etapas percorridas pela carga, desde a previsão de entrada dela no canal de acesso ao porto até a saída dela do recinto, a caminho do seu destinatário.

 ABTRA – Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados

Representa as 60 principais empresas administradoras de recintos alfandegados focados na movimentação e armazenagem de contêineres, cargas soltas, veículos e granéis, nos principais estados portuários do Brasil.

Por iniciativa de suas empresas associadas, a ABTRA se tornou referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas destinadas a integrar a comunidade portuária e contribuir para aprimorar os processos no porto.

Fonte: Informativo dos Portos, 4/5/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 19 Set, 2024

Acordo incentiva micro e pequenas empresas do Norte e Nordeste a ampliar exportações

Read more
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Presidente da CODEBA participa de seminário que discute possibilidades de negócios entre Bahia e Bulgária

Read more
Agência Porto
| 19 Set, 2024

Sistema Transporte lança segunda edição do Guia de Boas Práticas de Proteção de Dados no Setor

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.