Ministério da Infraestrutura retoma atividades da CONAPORTOS
Coordenada pela secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura (SNPTA), a Comissão Nacional de Autoridades dos Portos (CONAPORTOS) retomou as suas atividades, nesta terça-feira (26), após dois anos sem reuniões.

A comissão tem por objetivo integrar as atividades desempenhadas pelos órgãos e entidades públicas nos portos e instalações portuárias, além de visar a aproximação dos profissionais que estão diretamente interligados ao setor portuário.

Na programação plenária, coube ao Secretário-Executivo do ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, o discurso de abertura. Sampaio reforçou a importância do Conselho, tanto para o setor público quanto para o setor privado, e disse que o governo vai manter a eficácia do diálogo ativo e permanente com o setor. “A CONAPORTOS traz de volta a possibilidade de promover a integração de informações, e isso acaba sendo um ótimo instrumento para o Governo Federal receber as demandas do setor com o foco na desburocratização”, afirmou o secretário-Executivo.

Em sua palestra de abertura, o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, anunciou que, pela primeira vez, a reunião plenária seria aberta aos representantes do setor privado. “Fizemos questão de que a iniciativa privada estivesse presente conosco na reativação do fórum, que tem como pauta a articulação e o diálogo com todos os envolvidos na cadeia de prestação de serviços portuários”, disse Piloni.

O secretário explicou ainda as competências, o funcionamento e a estruturação dos comitês técnicos da CONAPORTOS. Ele citou os principais benefícios da comissão, como a melhoria da utilização da infraestrutura, uma maior comunicação entre os órgãos, o planejamento integrado, além da integração dos sistemas.

A comissão passa a se reunir trimestralmente, o que vai dar ao fórum a oportunidade para que, periodicamente, seja feita uma avaliação da melhoria das atividades e da prestação dos serviços nos portos. “A CONAPORTOS deve direcionar seu olhar à economia e à resultados que visem a otimização, a flexibilização e a desburocratização do setor portuário brasileiro”, explicou o secretário.

CABOTAGEM - Entre as propostas e resoluções da reunião ordinária, a CONAPORTOS decidiu sobre os Comitês Temáticos, responsáveis por fornecer informações e auxiliar na deliberação da Comissão. Ficaram mantidos os Comitês Técnicos de Integração de Sistemas, Modernização Portuária e de Parâmetros de Desempenho. Além disso, foi aprovada a criação do Comitê Técnico de Estímulo à Cabotagem e o Comitê Técnico de Assuntos Especiais foi extinto.

O secretário Nacional explicou que, com a unificação do transporte aquaviário dentro de uma mesma Pasta, a secretaria tem agora um departamento focado nas ações de cabotagem. O assunto será tratado com prioridade. “O transporte Aquaviário necessita de uma melhoria da navegação. Temos que potencializar e implantar o uso efetivo das nossas vias navegáveis”, disse Piloni.

CONAPORTOS - Criada pelo decreto 7.861/12, a Comissão Nacional de Autoridades nos Portos tem o objetivo de desburocratizar o setor portuário, dentro da proposta de incentivar os transportes no País e integrar as atividades desempenhadas pelos órgãos e entidades públicas nos portos e instalações portuárias. O fórum é formado por integrantes do Ministério da Infraestrutura, Ministério da Economia, Casa Civil da Presidência da República, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Defesa (Comando da Marinha), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Saúde e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Foto: Ana Mathias/MInfra, 27/03/2019.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.