This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.

Ministro de Portos e Aeroportos destaca potencial do Complexo do Pecém na transição energética
Em visita ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), nesta sexta-feira (03), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou o potencial do Pecém na transição energética. Ele foi recebido, juntamente com o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, pelo presidente Hugo Figueirêdo e pelos vice-presidentes Rebeca Oliveira (Financeira) e Fábio Grandchamp (Operações). A comitiva visitou as instalações do Porto do Pecém e conheceu mais sobre o Hub de Hidrogênio Verde e sobre os principais investimentos e projetos do Pecém para os próximos anos.

“É uma alegria poder vir visitar o Porto do Pecém, discutindo ações e investimentos que serão fundamentais para o crescimento econômico e para o desenvolvimento da região, não apenas para o Ceará, mas sobretudo para o Nordeste. O Porto do Pecém hoje é uma referência no mundo, especialmente na agenda ambiental. A gente espera cada vez mais compartilhar experiências, porque não tenho dúvidas de que o Porto do Pecém será destaque na indústria do hidrogênio verde e a gente quer exportar essa tecnologia para toda a Europa, para outros países. Isso vai estimular ainda mais o crescimento econômico da região”, destacou o ministro.

Hugo Figueirêdo ressaltou a oportunidade de apresentar à comitiva a estratégia de desenvolvimento do Complexo do Pecém baseada na transição energética e o impacto que esse movimento pode trazer para o Ceará, para o Nordeste e para o Brasil. “O ministro saiu daqui muito convencido de que estamos diante de uma realidade em construção e que é preciso que o Brasil, através do Congresso e do próprio poder executivo, esteja envolvido nesse processo de regulamentação do hidrogênio verde. Entendendo que é uma oportunidade que o Brasil tem de se inserir de forma significativa na economia mundial, nessa cadeia de energias renováveis e de hidrogênio verde. E, dessa forma, transformar a economia do estado do Ceará, do Nordeste e do próprio Brasil, trazendo mais empregos, mais industrialização verde, mais oportunidade de trabalho e de desenvolvimento para os brasileiros”, reforçou o presidente do Complexo do Pecém.

Também estiveram presentes na visita os secretários estaduais Salmito Filho (Desenvolvimento Econômico) e Yrwana Albuquerque (Turismo); o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Marcelo Teles, e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Magnolia Rocha; o secretário do Tribunal de Contas da União (TCU) no Ceará, Roberto Sérgio do Nascimento; e o diretor comercial do Complexo do Pecém, André Magalhães.

Para o secretário Salmito Filho, a visita do ministro Silvio Costa Filho foi uma excelente oportunidade de apresentar todo o potencial, toda a vantagem competitiva que o CIPP tem para a economia do Ceará e as perspectivas e planejamento para o futuro. “Ficamos felizes com a visita do ministro. O Governo Federal é um importantíssimo parceiro do Governo do Estado, parceria essa que traz mais oportunidades para o povo cearense e para a economia do Estado do Ceará, oportunidades sociais e oportunidades produtivas”, apontou.

Hub de H2V

O Complexo do Pecém é composto por três grandes frentes: Área Industrial, que possui algumas das principais unidades fabris do Nordeste brasileiro; Porto do Pecém, um terminal offshore de classe mundial; e ZPE Ceará, a primeira Zona de Processamento de Exportação a operar no Brasil e que possui uma nova área de mais de 1.900 hectares para receber novos investimentos. É nessa área que serão instaladas as empresas que irão produzir H2V no Pecém.

O hub conta com seis pré-contratos assinados com as empresas AES, Casa dos Ventos, Cactus Energia, Fortecue, Voltalia e uma outra que ainda não quer divulgação de seu nome, e mais algumas em processo de negociação dentre mais de 35 memorandos de entendimento assinados. Somente esses pré-contratos assinados somam US$ 8 bilhões em investimentos até 2030. Isso deve duplicar a quantidade de empregos diretos e indiretos na região, que hoje é de 80 mil. 

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote