Ministro dos Transportes destaca parceria com a ANTAQ para o avanço do setor aquaviário
Em seu pronunciamento na solenidade do 16º aniversário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, realizada nesta quarta-feira (21), na sede da Agência, em Brasília, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, parabenizou a atuação de “excelência” da ANTAQ na regulação e fiscalização do setor aquaviário brasileiro. “São 349 instalações portuárias que dependem de uma regulação eficiente, garantindo a atração de investimentos privados, imprescindíveis para o desenvolvimento do setor”, observou.

Segundo o ministro, não é mais possível ampliar a oferta de infraestrutura portuária apenas com recursos públicos. “Daí a importância da ANTAQ, que tem contribuído de forma eficiente com o seu trabalho na regulação e fiscalização do transporte aquaviário para garantir a confiança e a segurança jurídica necessárias para atração desses investimentos”, completou Quintella.

Entre as conquistas do seu Ministério na área do transporte aquaviário, o ministro citou os leilões de duas áreas no Porto de Santarém, no Pará, a instituição do Decreto 9.048/17, que flexibilizou a regulamentação da exploração dos portos organizados e instalações portuárias do país, a prorrogação antecipada de cinco contratos de arrendamento no âmbito do Programa de Parceria em Investimentos (PPI) e a autorização para outorga de construção de cerca de 40 instalações portuárias privadas, entre as quais 37 terminais de uso privado (TUP).

“Todas essas conquistas e mais o programa de desburocratização dos processos do setor, que implantamos, se refletiram no crescimento vigoroso de 8,3% registrado na movimentação das instalações portuárias brasileiras em 2017, e em todas essas conquistas a ANTAQ teve participação destacada”, ressaltou o ministro dos Transportes, que frisou terem os demais modos de transporte tido igual crescimento.

Tokarski encerra 1º mandato

 

 

Adalberto Tokarski fez um balanço da sua gestão à frente da Agência. Foto: ASC/ANTAQ.


 

 

O engenheiro Adalberto Tokarski, que encerrou o seu primeiro mandato na Agência, no dia 18 último, fez, durante a solenidade, um balanço da sua gestão na Diretoria-Geral da Autarquia. Entre os destaques do seu mandato, o engenheiro mencionou os trabalhos para elaboração do Decreto 9.048/17, em parceria com o Ministério dos Transportes, os diversos estudos para melhoria da prestação de serviços na área do transporte hidroviário de passageiros e misto (passageiros e cargas), a parceria para licença ambiental do Porto de Santos pelo IBAMA e a implantação do Sistema de Outorga Eletrônica para o módulo de navegação interior de percurso longitudinal misto e navegações de apoio portuário, apoio marítimo, cabotagem e longo curso.

“Esse Sistema está em consonância com as diretrizes de desburocratização de processos do setor do Ministério dos Transportes e permitirá reduzir o tempo de análise e solicitação de outorgas, eximindo ainda o interessado de se deslocar, muitas vezes por grandes distâncias, para fazer o pedido de autorização”, observou.

“Muito foi feito, mas ainda há muito por fazer”, afirmou Tokarski, que defendeu ainda uma maior atenção com a navegação interior. “O Brasil conta com 42 mil quilômetros de rios navegáveis. Daí a busca incessante de reconhecimento do transporte fluvial para eliminar as dificuldades logística que compõem o Custo Brasil, que geram perdas para toda sociedade”, apontou.

Fonte: ANTAQ, 21/2/2018.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.