O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, recebeu na noite dessa terça-feira (24), o governador do Pará, Helder Barbalho (PMDB/PA), para tratar da agenda de infraestrutura no estado. Na pauta do encontro, a delegação de competência para o governo do estado dos estudos de viabilidade de exploração da infraestrutura aquaviária e extensão do canal de acesso ao complexo portuário de Barcarena, o Canal de Quiriri.
O ministro sinalizou que, após a conclusão dos estudos de viabilidade, que estão em andamento, União e estado vão discutir a possibilidade de delegação. “Estamos tratando de uma dragagem de um canal que vai aumentar a capacidade portuária do Porto de Vila do Conde, e isso vai mudar a vocação do porto que vai criar uma rota importante para a movimentação de minério e de outros produtos”, explicou Freitas.
Ainda no encontro, foi discutida a obra do derrocamento do Pedral do Lourenço, que tem grande importância logística no transporte de cargas, mas que não permite a navegação de grandes embarcações, devido a sua profundidade. O ministro afirmou que vai tratar do assunto com prioridade, uma vez que há uma necessidade de aproveitamento das janelas climáticas para realização da obra.
Segundo ele, o derrocamento do Pedral do Lourenço é transformadora do ponto de vista de logística. “A carga que vem pela Zona Franca poderá descer por hidrovia, já a carga do agronegócio vai poder subir do Nordeste do Mato Grosso até o porto de Marabá” explicou. No entanto, para que as obras sejam iniciadas, é necessário aguardar a licença ambiental de instalação.
Fonte: Ministério da Infraestrutura, 26/07/2019.