Sócio diretor da Agência Porto Consultoria, o economista Fabrizio Pierdomenico prevê um crescimento em torno de 5% em toneladas no Porto de Santos, em 2021, com base na previsão de safra para este ano. "Nossas projeções apontam uma movimentação entre soja, farelo de soja e milho de quase 47 milhões de toneladas em 2021, crescimento de cerca de 7%, comparado ao total previsto para 2020", afirmou, em entrevista ao Jornal A Tribuna, de Santos.
Para Pierdomenico, a retomada da economia é outro fator importante a ser analisado: "Se efetivamente o Brasil e o mundo crescerem seus PIBs, granéis líquidos (combustível, químicos e suco de laranja) e contêineres devem crescer na proporção do próprio PIB brasileiro para 2021, estimado entre 3% e 4%, ressalvado algum problema que a pandemia poderá provocar ainda no primeiro semestre desse ano".
Ele ressalta, ainda, que os reflexos da pandemia já são sentidos, como, por exemplo, na movimentação de turistas no cais santista. "A pandemia, por sinal, ainda deve provocar alguns efeitos no porto na movimentação de automóveis e no setor de navios de passageiros, que já teve a temporada 20/21 cancelada", concluiu.