PNL: Investimentos em ferrovias podem aumentar demanda de terminais portuários no Nordeste
A implantação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) e da Ferrogrão, pode atrair até 100 milhões de toneladas para os terminais portuários das regiões Nordeste e Norte até o ano de 2035. Nesse cenário, os investimentos no setor ferroviário podem chegar a R$ 24,5 bilhões para a concessão de 8.169 quilômetros de ferrovias no Nordeste.

Os números foram extraídos do Plano Nacional de Logística 2035 (PNL 2035) e apresentados durante o Fórum “Nordeste Export” pelo diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Arthur Lima, nesta terça-feira (3). O evento, realizado no Porto de Itaqui (MA), reúne as principais lideranças e especialistas do país no setor de logística e infraestrutura portuária. O secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, Marcello da Costa, também foi um dos participantes.

O diretor da EPL participou do fórum de forma remota e afirmou que o Plano Nacional de Logística é o norte da política pública de transportes. Segundo Lima, as previsões do PNL demonstram que com o volume de cargas que será destinado para os portos da região Nordeste, o setor privado precisará realizar investimentos na infraestrutura portuária.

"O trabalho realizado pela EPL traz inovações que vão aumentar a eficiência da nossa infraestrutura. O planejamento é feito com uma visão completa e aprofundada do setor de transportes que trará resultados como investimentos e geração de empregos”, disse.

Cenários - O PNL 2035 é o referencial estratégico de planejamento para a identificação de necessidades e oportunidades presentes e futuras de oferta de capacidade dos subsistemas de transporte no Brasil e apresenta cenários possíveis para o desenvolvimento da infraestrutura no longo prazo. O documento auxilia o Ministério da Infraestrutura nas tomadas de decisões, além de possibilitar o desenvolvimento dos Planos Setoriais, que detalham os empreendimentos e investimentos necessários para os setores rodoviário, portuário, ferroviário e aeroportuário.

O PNL 2035 será apresentado à sociedade pelo Ministério da Infraestrutura neste semestre, contando com várias alterações e complementos em relação à versão apresentada para Consulta Pública em março de 2021.

Read Also Other News

Agência Porto
| 21 mai, 2025

ANTT convida sociedade para debater índice que mede saturação das ferrovias brasileiras

Read more
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Mesmo na entressafra, Brasil não consegue embarcar 737,7 mil sacas de café em abril

Read more
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Prefeito Bala Rocha participa de audiência no Ministério dos Portos para tratar de investimentos estratégicos no Porto de Santana

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.