Ponte Bioceânica aproxima-se da metade do processo de construção
As obras de construção da ponte Bioceânica que ligará as cidades de Carmelo Peralta (Paraguai) e Porto Murtinho (Brasil), regista atualmente 45% de conclusão, o que implica quase metade do seu processo de construção.

As atividades acontecem nas duas margens do Rio Paraguai, permitindo dimensionar a magnitude deste mega projeto. Atualmente, as fundações já foram concluídas e há avanços importantes nos dois pilares centrais e no tabuleiro dos viadutos de acesso.

Formação técnica

A manutenção da navegabilidade do rio tem sido um fator fundamental na definição da tipologia da ponte, bem como no estabelecimento do seu traçado final de alçado. O desenho da ponte permite a existência de um canal de navegação centrado no Rio Paraguai, com 195 metros de largura e 29 metros de altura, mesmo para condições de máxima cheia do rio.

Os trabalhos preliminares começaram com levantamento topográfico, abertura de estradas e treinamento de pessoal. Posteriormente, iniciou-se a perfuração da primeira das 302 estacas que serviram de base a esta importante obra.

Na zona dos viadutos, depois de concluída a instalação destas estacas, iniciaram-se a construção dos blocos, que suportam os pilares e as vigas transversais. Seguiu-se então a colocação das vigas longitudinais que fazem parte do viaduto de acesso, estas são pré-fabricadas na cidade de Capiatá (departamento de Central), pertencente à empresa paraguaia Pretec, subcontratada do consórcio PYBRA.

A Ponte Bioceânica, que representa um marco na infraestrutura rodoviária para o país, terá extensão aproximada de 1.294 metros, dividida em três trechos: dois constituirão os viadutos de acesso nas duas margens do Rio Paraguai, e um corresponderá ao cabo -parte estaiada., 632 metros com vão central de 350 m.

A obra é realizada sob gestão do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) com financiamento da Itaipú Binacional.

Read Also Other News

Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Movimentação no Porto do Pecém cresce 18% no primeiro trimestre deste ano

Read more
Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Exportação de açúcar a granel tem alta de 352% nos portos paranaenses em março

Read more
Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Principal indutor de emprego, porto Itapoá inaugura ampliação do terminal de contêineres

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.