Foi concluída em janeiro as obras de reformulação e ampliação da iluminação de toda a área de cais do Porto de Imbituba. Ao todo, 226 refletores com a tecnologia LED foram instalados em 22 torres metálicas ao longo dos três berços de atracação. O objetivo é alcançar as melhores condições possíveis de segurança e saúde aos trabalhadores portuários e se adequar aos níveis de iluminação previstos nas Normas Regulamentadoras (NR) 29 e 17 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O MTE exige um fluxo luminoso mínimo de 50 lux para atividades portuárias. No entanto, a SCPar Porto de Imbituba adotou a referência mínima de 100 lux para melhor suprir os serviços de operação noturna. A tecnologia LED é mais resistente que as tradicionais lâmpadas de vapor metálico e tem vida útil estimada em 23 anos. Conforme explica Luiz Gustavo Piucco, engenheiro eletricista responsável pelo projeto, “esse tipo de iluminação consome menos energia e ratifica as políticas de sustentabilidade da administração portuária”.
As novas estruturas também foram projetadas para suportar rajadas de até 200 km/h, em razão dos fortes ventos característicos da região.
Fonte: Portos e Navios, 8/2/2018.
Share
Read Also Other News
| 05 nov, 2025
BNDES aprova R$ 848 mi para expansão do terminal de contêineres de Salvador
Read more
| 05 nov, 2025
Porto de São Sebastião conclui dragagem e amplia segurança para navios de grande porte
Read more
| 05 nov, 2025
Audiência pública sobre a navegação interior será realizada na próxima segunda-feira (10)
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.