A Agência Nacional de Transportes Aquaviários, ANTAQ, divulgou um panorama sobre o transporte aquaviário brasileiro no primeiro semestre deste ano. O Porto de São Francisco do Sul aparece como o 8º porto em movimentação de cargas, movimentando cerca de 6 milhões de toneladas nos primeiros seis meses do ano.
“Somos o único porto catarinense que figura na lista dos dez primeiros do país. Isso é prova de que apesar da crise econômica que foi realidade do país nesses meses, o Porto de São Francisco do Sul soube encontrar alternativas para driblar esse período difícil e garantir o desenvolvimento socioeconômico do nosso município”, avalia o Presidente do Porto de São Francisco do Sul, Paulo César Cortes Corsi.
Entre os números dos primeiros seis meses, destaque para o aumento da exportação de milho em grãos, que foi 167% superior ao mesmo período do ano passado. A exportação de vergalhões de aço subiu 193% e a exportação total teve uma alta de 3%. A importação também registrou aumento, impulsionada pela movimentação de fertilizantes, que cresceu 74%. A importação total foi 20% superior aos primeiros seis meses do ano passado.
De acordo com a ANTAQ, a movimentação total de cargas em portos organizados e terminais privados no primeiro semestre de 2016 atingiu 491,1 milhões de toneladas. Isso representa aumento na ordem de 2,1%, se comparado ao mesmo período de 2015. O Porto de Santos lidera o ranking de movimentação com 49,5 milhões de toneladas movimentadas.
Fonte: APSFS, 08/10/2016.
Share
Read Also Other News
| 31 out, 2025
Governo Federal publica edital de R$ 200 milhões para retomada da Transnordestina em Pernambuco
Read more
| 31 out, 2025
APS conclui retomada do Porto de Itajaí e dobra movimentação em oito meses
Read more
| 31 out, 2025
Projeto busca compreender como os portos brasileiros trabalham com as tecnologias de integração
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.