Porto do Pecém será o único do Brasil em nova linha da Maersk Line para a Ásia
A Maersk Line, maior empresa de transporte de contêineres do mundo, junto com a  Hamburg Süd, inaugura nova linha com destino à Ásia via canal do Panamá. O Porto do Pecém será o único ponto de parada no Brasil da nova linha. Operações iniciam em abril deste ano.

O Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) será o único ponto de parada no Brasil da nova linha (AC5) da Maersk Line, maior empresa de transporte contêineres do mundo, junto com a  Hamburg Süd. As cargas deverão levar em média 29 dias entre o Brasil e Singapura.

As operações do novo serviço serão iniciadas em abril deste ano e devem reduzir o tempo de viagem em até 31 dias. Atualmente, empresas que desejam importar ou exportar do continente asiático por outras linhas levam até 60 dias para concluir o transporte.

Para o presidente do CIPP, Danilo Serpa, a chegada do novo serviço consolida o Porto do Pecém como um HUB, já que navios maiores irão trazer as cargas da Ásia que serão transportadas em navios menores para portos do Norte e Nordeste, principalmente.

“Estamos começando a assumir o papel de HUB de verdade. Essa nova linha é um estimulo aos negócios, já que as empresas ganham na redução do tempo de transporte e nos custos. Vamos ter uma linha direta para a Ásia, sobretudo para as principais cidades da China e o porto de Singapura (segundo maior porto do mundo), via canal do Panamá, será um serviço único e por isso, tão importante”, afirma.

Para André Magalhães, gerente nordeste da Hamburg Süd Brasil, a linha Porto do Pecém/Ásia era um antigo sonho que virou realidade após os investimentos do CIPP e da APM Terminais em infraestrutura.

“As instalações e os modernos equipamentos, proporcionaram um aumento significativo na produtividade operacional do Porto. Com o ganho de produtividade, conseguimos reduzir o tempo que o navio fica atracado no Porto, melhoramos as conexões de transbordo com os nossos navios de cabotagem e consequentemente melhoramos o fluxo – reduzimos o lead time – dos nossos clientes”, explica Magalhães.

É esperada uma movimentação adicional de mais de 31 mil contêineres em negócios por ano apenas com a linha AC5. A expectativa é que somente para Manaus (AM) sejam transportados em média 600 contêineres por semana, por exemplo.

O Porto do Pecém estará conectado com os principais destinos da Ásia: Singapura, China, Hong Kong, Coreia do Sul, além da Colômbia e do Caribe, com um navio por semana, inicialmente.

A iniciativa da nova linha faz parte da estratégia de ampliação dos serviços da Maersk Line após a integração com a Hamburg Süd de oferecer aos clientes uma melhor cobertura de mercado, serviços diretos atraentes e outros benefícios através da rede global combinada.

Fonte: Informativo dos Portos, 1/2/2018.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.