Portocel embarca placas de rochas naturais em sistema inovador que dispensa o uso de contêineres
Portocel ganha cada vez mais espaço em seu propósito de diversificação de cargas e se fortalece como porta de saída de produtos relevantes para a matriz de exportações do Espírito Santo. O terminal que, entre outras cargas, já movimenta blocos de rochas ornamentais, acaba de realizar o embarque de 168 placas de pedras naturais acondicionadas em uma estrutura que é novidade no mercado: o StoneLift. Desenvolvida pela empresa capixaba Cruzzto, especializada em soluções logísticas para o setor de rochas ornamentais, o equipamento dispensa o uso de contêineres.

Cada StoneLift tem capacidade para transportar até 28 toneladas de chapas de pedras naturais e, nesta primeira operação, o volume foi limitado a 21,5 toneladas. Portocel embarcou quatro estruturas destas e o destino final da carga é o Texas, nos Estados Unidos. O embarque foi realizado no dia 02 de outubro (quarta-feira), no navio Quetzal Arrow, da operadora G2 Ocean. O StoneLift é uma estrutura metálica que acomoda as placas de pedras e foi desenvolvido numa parceria que envolveu as empresas Cruzzto e Spinola. A G2 Ocean trará de volta as estruturas após a entrega da carga no destino.

— Essa tecnologia é uma inovação e a primeira operação realizada via Portocel é pioneira tanto para nós quanto para o porto, um carregamento com total qualidade, eficiência e segurança. Neste primeiro momento, foram quatro unidades do StoneLift e nosso objetivo, após observar o desempenho e fazer eventuais ajustes, é manter esse modelo como plataforma de movimentação de chapas de pedras naturais do Espírito Santo com regularidade para os Estados Unidos. A expectativa é movimentar, inicialmente, cerca de 100 unidades mensais de StoneLift apenas para o mercado americano— ressaltou o CEO da Cruzzto, Fabio Cruz, acrescentando que há possibilidade de ampliar esse volume considerando o potencial de mercado tanto nos Estados Unidos quanto em outras regiões do mundo.

O embarque pioneiro do StoneLift com placas de rochas naturais contribui para reforçar Portocel como alternativa logística no sistema portuário capixaba e brasileiro. —Estamos abertos às parcerias e preparados para movimentar com eficiência diversos tipos de cargas, atendendo as necessidades do mercado— observa Alexandre Billot Mori, gerente -executivo da Portocel. Neste ano, o terminal já fez o desembarque de veículos importados, o embarque de café e, agora, de placas de pedras naturais, produtos que estão sendo incorporados ao portfólio e estão ampliando a diversificação do terminal.

Portocel — Em atividade há 46 anos no Espírito Santo, Portocel é reconhecida pela excelência operacional. O terminal capixaba é multimodal e dispõe de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, movimentando celulose, cargas gerais, projetos e granéis, de acordo com as necessidades do mercado. Localizado no município de Aracruz (ES), norte do Espírito Santo, o terminal faz parte da região de abrangência da Sudene e está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país. A partir de julho de 2024, a Portocel passou a atuar também no Porto de Santos, como operador portuário do T32. A empresa de logística portuária é controlada pela Suzano e Cenibra, dois grandes players do setor de celulose e papel.

Read Also Other News

Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil e China firmam parceria estratégica para integração ferroviária continental

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Porto de Itajaí ganha primeiro boulevard náutico com apoio do Governo Federal

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.